APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS A PARTIR DE DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS E JOGOS MATEMÁTICOS

Eliane Gorck, Helga Haas, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


Aprendizagens significativas a partir de diferentes tipos de textos e jogos matemáticos

 

Eliane Görck

eliane1@mx2.unisc.br

   

Carla Lavínia Pacheco da Rosa

lavinia@unisc.br

 

Helga Haas

helga@unisc.br

 

INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC possibilita a prática em Docência Assistida que estou realizando com as turmas do 2º e do 3° ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Educação Básica Estado de Goiás, durante o ano de 2017. OBJETIVO(S): O objetivo central é contribuir para a ampliação da escrita e da leitura das crianças, desenvolvendo atividades que envolvam diferentes tipos de texto. Além disso, visa-se também abordar questões matemáticas a partir de jogos nos quais as crianças consigam compreender quantidades, sequências e cálculos. METODOLOGIA: As atividades acontecem semanalmente nas quartas-feiras à tarde. A primeira delas envolveu o conto “Camilão, o comilão”, de Ana Maria Machado. A partir da contação da história foi escrito, em conjunto, um final diferente para o conto e foram abordadas noções de sequências e de quantidades numéricas que estão presentes na história. Após trabalhei com o livro “Marcelo, marmelo, martelo” de Ruth Rocha, com atividades que envolveram leitura, criação de painéis com o nome das crianças, jogo da memória com objetos da história, caça-palavras e escrita de pequenas histórias. Em seguida, levei para as crianças o jogo de tabuleiro “Soma e Subtração”, o dominó da “Soma e da Subtração”, bingo das palavras e dos cálculos, o jogo dos sete erros da turma da Mônica, a palavra intrometida, cartas enigmáticas e adivinhas. Também apresentei para as crianças diferentes histórias compostas apenas por imagens. Por fim, realizei a contação da história “Quem tem medo de quê?”, de Ruth Rocha e cada criança criou listas citando seus medos. RESULTADOS: Já é possível perceber alguns avanços das crianças. A leitura e a interpretação melhoraram de forma significativa. Além disso, houve progresso também no processo de escrita. Algumas crianças que estavam no nível silábico passaram para o nível alfabético. Ainda é perceptível que as noções de sequências e de quantidades estão mais claras para as crianças, como também há melhor compreensão de cálculos que envolvem soma e subtração. CONCLUSÃO: A Docência Assistida faz com que eu desenvolva experiências válidas para a futura profissão docente, qualificando assim minha formação acadêmica. A convivência com diferentes professores e gestores da instituição de ensino proporciona muitos aprendizados. Ainda, com a experiência do PIBID, é possível compreender a relação entre a teoria estudada no curso de Pedagogia, com a prática vivenciada na escola. Além disso, é gratificante acompanhar as crianças e suas gradativas evoluções.

Palavras-chave: PIBID; Docência Assistida; Diferentes Tipos de Textos; Jogos Matemáticos.

Instituição: Unisc – Santa Cruz do Sul/RS.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.