BIBLIOTECA INFANTIL

Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/ UNISC, desenvolvemos nossas atividades na modalidade Oficinas de Aprendizagem. As Oficinas foram realizadas no Colégio Estadual Professor Luiz Dourado, localizado no bairro Arroio Grande em Santa Cruz do Sul, durante o primeiro semestre de 2017. As crianças que participaram das atividades vinham das turmas do primeiro ao quinto ano e da classe especial. Objetiva-se mobilizar as crianças para que demonstrem atitude leitora ao participar de contações de histórias. Assim, a oficina foi realizada uma vez por semana, sendo que, todas as terças-feiras, chamamos uma turma por vez para ir à biblioteca, proporcionando, assim, a retirada de livros a todas as turmas. Cada criança escolhe o livro que quiser, não há restrições, contanto que consiga ler o que está escrito, esse é o combinado com todas as turmas. Os dois últimos períodos são reservados para a contação de história, momento no qual, a cada semana, é contada uma história para cada ano, começando pelo primeiro ano e seguindo até a classe especial. Após a contação de histórias, são realizadas atividades sobre o texto lido. Como resultado das oficinas, destacamos o envolvimento das turmas nas atividades. As crianças passaram a se sentir responsáveis pelas suas produções e se envolveram bastante com a leitura. Passaram a demonstrar mais interesse e preferência por certos tipos de livros. A intenção de envolver as crianças a conviverem mais com os livros e terem/criarem gosto pela leitura foi concretizada em nossa avaliação. Quando iniciamos a oficina, as crianças pareciam negar que uma leitura poderia ser algo prazeroso e, não somente uma obrigação, uma tarefa desinteressante do cotidiano da escola. Após a oficina, a grande maioria fica empolgada por ser a semana da sua participação na contação de história. O contato das crianças com a leitura é também uma forma de aprender sobre a ortografia. Elas podem observar também os diferentes tipos de textos que temos disponíveis na biblioteca infantil, tais como poesias, contos, narrativas e outros. Toda essa experiência amplia de forma significativa o seu vocabulário. As Oficinas de Aprendizagem contribuíram de forma significativa para a minha formação como pedagoga. Acredito que de forma lúdica e prazerosa posso contribuir para que as crianças cada vez mais gostem de ler diferentes tipos de textos. Percebo que o processo de leitura de cada criança vem se qualificando, pois umas já gostam mais do que outras, por isso, busco auxiliá-las de maneira a respeitar o tempo de cada uma.

Palavras-chave: PIBID; Oficina; Leitura.



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