O NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO NA ATENÇÃO ÀS PCDS NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS DE INCLUSÃO

Raquel Ribas Fialho, Patrícia da Rosa, Cristiane Silva, Moises Romanini

Resumo


O Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC) constitui-se como um espaço de acolhimento, orientação e atendimento às demandas dos estudantes da graduação, pós-graduação e cursos técnicos da UNISC. Atua na formação acadêmica, no que tange à acessibilidade, dificuldades emocionais e de aprendizagem, a fim de promover melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes. Nos últimos anos, com o crescente ingresso na universidade de estudantes que apresentam algum tipo de deficiência, viu-se necessária a tomada de práticas que visem a participação de alunos e professores no reconhecimento das diferenças e na elaboração de estratégias que promovam a superação das dificuldades que emergem na vida acadêmica destes estudantes. Portanto, esse trabalho, no contexto do Estágio Integrado em Psicologia no NAAC, busca destacar e refletir sobre algumas das ações desenvolvidas pela equipe do serviço junto às Pessoas com Deficiência (PCDs). No que se refere às PCDs que cursam o ensino superior, o NAAC desenvolve ações pautadas em recursos de acessibilidade desde o processo seletivo vestibular, a fim de garantir a inclusão e a formação do estudante que necessite de adaptações arquitetônicas, comunicacionais, instrumentais, metodológicas e/ou outras durante toda a sua trajetória acadêmica. Vale frisar que, para os candidatos terem o acompanhamento do NAAC no processo seletivo do vestibular, faz-se necessário que estes assinalem o recurso especial para realizar a prova, no formulário de inscrição. A cada início de semestre, o Núcleo, conforme o acolhimento dos estudantes com deficiência, organiza um ofício para as coordenações e docentes dos cursos, com informações sobre os estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) matriculados, indicando disciplinas, docentes, a deficiência ou doença/transtorno, e outro documento com as orientações sobre os recursos de acessibilidade/apoios necessários ao processo de ensino-aprendizagem de cada estudante. Além disso, elabora formações, participa de reuniões de colegiado de curso e realiza assessorias para instrumentalizar os professores que recebem estudantes com deficiência. Os diferentes profissionais do NAAC atuam ainda realizando o apoio na mobilidade, adaptações de mobiliário, leituras e transcrições de provas, acompanhamento em sala de aula, adaptações de materiais, empréstimos de cadeiras de rodas e tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os estudantes também podem receber apoio e acompanhamento de psicólogo, psicopedagogo e psiquiatra, quando necessário. O NAAC propõe também auxiliar os estudantes em trabalhos acadêmicos, que se interessam pela temática da diferença e inclusão de PCDs e buscam maiores informações junto ao Núcleo, posto que se entende que tal ação é uma forma eficiente de expandir a acessibilidade atitudinal no espaço universitário e qualificar o profissional formado na instituição. Conclui-se que o NAAC desenvolve importante papel no processo de inclusão e permanência das PCDs que ingressam na universidade, trabalhando em prol da acessibilidade e promovendo autonomia e independência dos estudantes.

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