METODOLOGIA DE PROJETOS NA DOCÊNCIA ASSISTIDA

Gabriela Bonassi Nunes, Helga Irmtrat Kahmann Haas, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, possibilita a prática em Docência Assistida realizada na turma de 3º ano dos Anos Iniciais da Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich (Polivalente), atividade iniciada em junho de 2017. Objetiva-se auxiliar a professora titular nas ações desejadas em sala de aula, contribuindo para que as crianças construam o nível alfabético e ortográfico de escrita a partir dos fundamentos das áreas das linguagens estudados no curso de Pedagogia, como também, criar atividades de leitura e escrita apropriadas para o processo de alfabetização de crianças do 3º ano. As atividades são realizadas semanalmente, às sextas-feiras pela manhã, quando costumo auxiliar a professora nas correções individuais dos materiais produzidos pelos  alunos e, também, acompanhar de modo individual os alunos que demonstram alguma dificuldade em acompanhar o que é proposto para o restante da turma. Planejando com a professora, combino atividades que possam ser trabalhadas na próxima semana, relacionadas com a leitura e a escrita. Uma das propostas bem aceitas por todos foi realizada com o alfabeto móvel, disponibilizado para cada criança. A partir do alfabeto, construíram palavras sobre a temática em estudo (Meios de Transporte) e, posteriormente, escreveram as palavras com a letra cursiva em seus cadernos. No momento, ainda não foi possível avaliar o trabalho, pois o período de desenvolvimento foi pequeno, em virtude das férias escolares e agora estamos reiniciando as atividades. Em alfabetização, os resultados precisam de tempo e frequência regulares e maiores para que os resultados possam ser evidenciados. No entanto, tem-se certeza de que com regularidade, dedicação e empenho as atividades desenvolvidas na escola farão a diferença no trabalho com a turma, no sentido de tornar mais qualificado o processo de alfabetização. Há algum tempo que pensava em fazer parte do Pibid para ampliar meus conhecimentos sobre a docência e, no meu entendimento, qualificar minha formação pedagógica. Iniciei no programa, no semestre passado, exercendo atividades como monitora em sala de aula, participando das atividades de formação na preparação das idas à escola, dos encontros, reuniões e trocas de experiências com as demais colegas que participam do projeto já fez desta experiência algo inesquecível, porque é o meu primeiro contato com as crianças no ambiente escolar. O Pibid está me proporcionado experiências fantásticas na área que escolhi para ser minha profissão.

Palavras-chave: PIBID; Docência Assistida; Auxiliar.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.