BIBLIOTECA INFANTIL: LEITURAS E POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA

Márcia Cristina Kaefer, Cristiane Corneli, Jaine Suelen Bonelli, Cristiane Dall Cortivo Lebler, Ângela Cogo Fronckowiak

Resumo


O presente resumo tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na biblioteca infantil do Colégio Professor Luiz Dourado, localizado na cidade de Santa Cruz do Sul, por meio do Subprojeto Letras Português e do Subprojeto História no ano de 2017. Através do PIBID (Programa Institucional de Bolsas à Docência), podemos atuar nas escolas e ter a oportunidade de analisar e ampliar a visão de educador, o que contribui para nossa formação profissional. Partindo disso e compreendendo a biblioteca infantil como um espaço que oportuniza às crianças desenvolver o gosto pela leitura, organizamos diversas atividades, como contação de histórias (terror, clássicos, poesia), seguidas de exercícios com desenhos, dobraduras e sarau literário com cantigas de rodas e declamação de poesias. Para cada atividade, o ambiente era preparado de acordo com a temática do trabalho. Considerando a biblioteca um espaço propício para despertar o desejo pela leitura, que envolve tanto o desenvolvimento lúdico da linguagem oral e escrita, quanto a capacidade de compreender e interpretar diferentes gêneros e tipos textuais, foram organizadas as atividades supracitadas. O principal objetivo de nosso trabalho consiste em romper com uma má escolarização do espaço da biblioteca (SOARES, 2011). Dessa forma, os alunos têm livre acesso à escolha das obras, uma vez que podem selecionar a partir de seu gosto e gênero. Os encontros na biblioteca acontecem semanalmente, terças-feiras pela manhã, e são realizados com turmas do primeiro ao quinto ano e com a turma classe especial. De acordo com o cronograma estabelecido pelos bolsistas e professores, toda a semana são realizadas atividades significativas, que almejam expandir o interesse dos alunos pela leitura. À medida que desenvolvemos o projeto, notamos que o contato com os livros e a participação dos alunos nas oficinas propostas resultou na ativação da biblioteca, que antes era usada para outros fins, possibilitando aos alunos um maior desenvolvimento da imaginação e da linguagem e oral e escrita. Outro resultado foi o amplo engajamento de professores e estudantes, além dos sujeitos envolvidos na prática vivenciarem a biblioteca infantil “Imaginaler”, criando um ambiente de ludicidade e de trocas de experiências para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento da leitura. Também, contribuímos para a desconstrução da imagem da biblioteca como somente a de um local de armazenamento de livros e realização de atividades de reforço escolar. Nosso papel foi o de propiciar a revitalização do objetivo precípuo desse espaço.

 

 


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