CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UM CAMINHO PARA A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM

Juliene Fogliarini Oliveira, Débora Evelise Luz de Borba, Zoraide Linhares Silveira, Rosane Cristine de Azevedo, Francieli de Bastos Bastos, Larissa Gerasch, Ângela Franckowiak, Cristiane Dall Cortivo

Resumo


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UM CAMINHO PARA A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNISC tem como objetivo proporcionar, aos acadêmicos das licenciaturas, experiências dentro do contexto escolar. Assim, no Subprojeto Letras Português, usufruímos destas vivências para nos tornarmos profissionais mais qualificados e com pensamento crítico em relação a nós mesmos no que diz respeito à profissão de educador, nos dando a possibilidade de experienciar, e de refletir sobre nossa futura atuação, em diferentes perspectivas e formatos.  Entre os muitos caminhos que poderíamos abordar neste trabalho, decidimos eleger o nosso processo de aprendizado realizando contações de histórias, com a finalidade de proporcionar aos alunos experiências que contemplassem a imaginação e o envolvimento com a linguagem, trabalho este, que estamos realizando nas escolas E.E.E.M. Willy Carlos Froelich e E.M.E.F. Menino Deus, com os anos iniciais do ensino fundamental. Essa atividade proporciona aos discentes e a nós, futuros docentes, uma experiência subjetiva com a imaginação. Conforme Regina Machado, em seu livro “Acordais”(2004), contar histórias e refletir sobre elas nos possibilita um contato com constelações de imagens que revelam, para quem escuta ou para quem lê, a infinita variedade de imagens que temos dentro de nós. Já Richard Bamberger, em sua obra, “Como incentivar o Hábito de Leitura” (1988, p. 79), nos diz que “o objetivo da hora das histórias é a familiarização com a literatura. Como ouvir é mais fácil do que ler e como o leitor ajuda a tornar compreensíveis o significado e o caráter do texto com a voz e a expressão facial, até os que não gostam de ler se sentirão encantados”. Essa experiência tem nos proporcionado, dentre outras coisas, uma maior interação com os estudantes, o que vem nos oferecendo a possibilidade de um melhor diagnóstico de aprendizagem dos estudantes. Essa vivência também nos proporciona, como futuros docentes, a oportunidade de pensar em futuras histórias e atividades. Além disso, as oficinas estão potencializando a criatividade dos discentes e a sua imaginação por meio das contações. Este aporte nos tornará, com certeza, mais sensíveis à dimensão imaginativa que deve circundar o universo das aulas de Língua Portuguesa, contribuindo, também, para nós, enquanto professores, é importante entendermos  que essa experiência com a imaginação é importante para uma melhor apreensão, por parte do estudante, das coisas que o rodeiam, principalmente em se tratando de alunos dos anos iniciais do fundamental. Portanto, concluímos que ações que proporcionem relações inusitadas entre a literatura e a arte oportunizam a experimentação do caráter poético da linguagem. Apresentar esse tipo de ligação sensibiliza o indivíduo para a existência de leituras diferenciadas, construídas a partir de suas próprias experiências, ao viver, de maneira efetiva e intensa, a sua linguagem. E, sobretudo, é através dessas vivências que, aos poucos, vamos percebendo que o aprendizado se dá em diferentes formas e significados, e que todos nós, educandos e futuros professores, aprendemos algo, sempre.

 

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.