ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DE 1º ANO

Cassandra Tais Sehnem, Helga Haas, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


INTRODUÇÃO: O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/Unisc, possibilitou a prática na modalidade docência assistida com ações didático- pedagógicas, com crianças do 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, durante o primeiro semestre do ano de 2017. Tais ações foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada no município de Santa Cruz do Sul. OBJETIVOS: Planejar ações com a professora titular, auxiliando os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, no reconhecimento das letras do alfabeto, leitura e escrita, e vivenciar situações didático-pedagógicas que oportunizam aproximações entre a realidade escolar e os conhecimentos construídos na universidade. METODOLOGIA: As atividades foram realizadas todas as quartas-feiras, no turno da manhã. As intervenções foram direcionadas aos alunos com maiores dificuldades na proposição de propostas que possam favorecer a construção do conhecimento. Durante a observação, realizei uma sondagem para diagnosticar o nível da construção de escrita de cada aluno. Diante das observações e da sondagem, pude perceber que 6 alunos não conseguiam realizar as suas atividades sozinhos, necessitando de auxílio na resolução do que era proposto. Quinze alunos estavam no nível pré-silábico, dois estavam no nível silábico-alfabético e apenas um estava no nível alfabético. Comecei a acompanhar os alunos que estavam pré-silábicos, com orientações individuais e em grupos, realizando atividades de construção de um alfabeto móvel (uma figura para cada letra), atividades de formação de palavras com o alfabeto móvel (as letras recortadas), bingo alfabético (em grupos separarem imagens referentes às letras do alfabeto). RESULTADOS: Os alunos tinham dificuldades em reconhecer as letras e, com a intervenção realizada, apresentaram avanços. Os materiais pedagógicos entusiasmaram as crianças, fazendo com que participassem das atividades propostas. CONCLUSÃO: Durante esse primeiro semestre, identifiquei vários benefícios e contribuições com as intervenções junto aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Busquei realizar atividades pedagógicas para dar sentido aos problemas revelados, e, desta forma, alguns já estavam formando pequenas palavras. Sei que cada aluno tem o seu ritmo e, com a minha dedicação, outros resultados aparecerão como consequência. As experiências relatadas são de extrema importância para a formação docente e com elas, é possível refletir, planejar e aprender continuamente. Palavras-chave: PIBID; Monitoria; Alfabetização.

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