A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA ALÉM DE SIMPLESMENTE APRENDER A UTILIZAR UM COMPUTADOR
Resumo
No contexto atual, o avanço tecnológico vem trazendo mudanças para o campo da educação, novas tecnologias facilitam as formas de estudo e, aos poucos, devem fazer parte do contexto escolar diversificando as formas de aprendizagem. A questão é que o espaço dedicado para a interação tecnológica no ambiente escolar ainda está restrito aos laboratórios de informática, que são vistos apenas como locais para aprender a utilizar o computador e algumas de suas ferramentas. O subprojeto de informática, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Santa Cruz do Sul, promovido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atua junto às escolas de Educação Básica de Santa Cruz do Sul com o objetivo de proporcionar aos alunos e professores novas formas de trabalhar a Computação e a Informática como apoio aos demais conteúdos. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias são realizadas atividades no laboratório de informática com as turmas de primeiro, quarto e quinto anos. As atividades propostas são desenvolvidas de acordo com cada nível e respectiva faixa etária dos estudantes, tendo em comum o propósito de desenvolver o pensamento computacional e lógico desses alunos através do ensino de conceitos da computação. Estes conceitos ora são trabalhados por meio dos computadores para a aplicação de ferramentas didáticas online, ora de forma “desplugada”, ou seja, sem a necessidade da utilização de um computador. Além disso, é incentivada a aplicação de softwares didáticos como apoio ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Os resultados obtidos com o desenvolvimento das atividades são satisfatórios, pois é notável o envolvimento e a motivação dos alunos quando utilizam os computadores. Ao mesmo tempo em que acontece a conscientização sobre a importância de aproveitar o espaço da informática e a computação na escola. Esta experiência está sendo muito enriquecedora e de muito aprendizado, pois permite a prática do referencial teórico estudado durante o curso de Licenciatura em Computação. Para estudantes e professores da escola, o subprojeto representa muitas possibilidades de estudo e apresentação de uma área que ainda lhes é nova, mas que tem muito a oferecer. A ideia é que o professor não fique limitado apenas ao aprendizado de como utilizar um computador, mas sim da sua aplicação como ferramenta para fomentar outras habilidades importantes. O subprojeto tem possibilitado a inserção do ensino de computação na escola, o que já acontece em outros países e que necessita ganhar mais ênfase no Brasil, de modo que as escolas passem a incluir em suas grades curriculares aulas que vão além de apenas manipular ferramentas computacionais, mas que propiciem aos estudantes o desenvolvimento de suas capacidades de organização baseadas no raciocínio lógico e computacional, de modo que se tornem habilitados a resolver problemas do mundo real de forma ágil e eficiente.
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