PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PEER INSTRUCTION NAS OFICINAS DO PROJETO DE EXTENSÃO RE_INVENTAR
Resumo
Através do objetivo do projeto “Re_Inventar – desenvolvendo habilidades em engenharia”, alunos do ensino fundamental e médio são submetidos a um contato inicial com conteúdos estudados nas engenharias. Eles montam protótipos de caminhões, guindastes, balanças, sistemas de polias e de engrenagens, entre outros, e atrás de cada um desses protótipos está a Física, frequentemente relacionada com frustrações por muitos acadêmicos. O ensino dessa disciplina de forma atrativa e completa é um grande desafio, e isso motivou o renomado professor de Física e Engenharias, de Harvard, Eric Mazur, a abordar esse assunto e propor uma solução no seu livro Peer Instruction – a revolução da aprendizagem ativa. A crítica do autor foi quanto ao ensino baseado na memorização de estratégias de resoluções de problemas, ao invés da compreensão dos conceitos físicos fundamentais, ou seja, os alunos sabem resolver problemas difíceis com cálculos convencionais através das fórmulas, porém, quando se testa puramente o conceito, sem número algum, eles erram. Tomando esse livro como base e objetivando aprimorar o ensinamento da teoria aliada à prática no projeto de extensão Re_Inventar, procurar-se-á desenvolver um material de apoio para os professores para fornecer aos alunos uma visão completa e não apenas parcial da Engenharia e da Física, com seus princípios e aplicações. No entanto, como o horário que dispomos para cada oficina que ocorre uma vez na semana, e sendo a mesma apenas de uma hora e meia, os estudantes terão que fazer uma breve leitura em casa do material que será disponibilizado. Nesse material, serão abordados assuntos relacionados à Física, porém, com um viés mais prático, o qual facilitará a compreensão dos fenômenos físicos que estarão por trás de cada protótipo a ser montados e discutido em equipe durante as oficinas. Os assuntos serão divididos de acordo com o grau de dificuldade de cada módulo do projeto, e as leituras seriam uma introdução a cada módulo. No final da execução do projeto, pode-se testar o conhecimento adquirido pelas leituras e a montagem prática propriamente dita por meio de um teste conceitual, proposto por Mazur, o qual é caracterizado por questões conceituais, que devem ser refletidas individualmente, e depois, coletivamente. Mazur (2015), afirma que esse processo força os alunos a pensar com base nos argumentos que estão sendo desenvolvidos e dá-lhes (o professor incluído) um modo de avaliar a sua compreensão dos conceitos que estão envolvidos. Entre os assuntos físicos possíveis de aplicação dentro do Re_Inventar estão: grandezas e medidas, cinemática, Leis de Newton, forças, trabalho, energia potencial, momento e dinâmica de rotações; todos princípios fundamentais para os cursos de engenharia. Um recurso auxiliar, que também fará parte desse processo de aprendizagem, será o desenvolvimento de mapas conceituais, no quais os alunos poderão registrar os conhecimentos adquiridos de forma sistemática e organizada, o que facilitará por meio de um registro visual dos mapas aquilo que foi trabalhado, pesquisado e desenvolvido antes e durante as oficinas. Cientes da carência de bons profissionais de Engenharia no Brasil, muito devido à dificuldade da área, esse projeto de extensão busca, justamente, dentro das suas limitações, reverter esse quadro e mostrar para o público jovem quão grande é a satisfação de estudar Física e Engenharia e construir um mundo melhor.
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