O USO DE DOCUMENTÁRIO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE FÍSICA.

Gustavo Henrique Menzel, Manoel Leonardo Feitosa Neto, Cláudia Mendes Mählmann

Resumo


Não é novidade para a academia que os alunos de ensino fundamental e médio têm apresentado falta de motivação ou interesse pelos conteúdos, de modo geral, abordados no ambiente escolar. Em todas as licenciaturas são estudas possíveis causas e soluções para o problema, sejam elas particulares de cada área ou não. Esse fato é de fácil percepção em momentos propiciados pela participação do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e durante a realização do estágio, através do acompanhamento das aulas de professores em seu exercício de atividade relacionadas à docência. Com isso, estudantes da graduação buscam também entender esse cenário e propor formas de alterá-lo e/ou minimizá-lo. Nesse contexto, a utilização de recursos audiovisuais juntamente com a aula pode ser uma forma de modificar as tradicionais aulas puramente expositivas, sendo um recurso facilitador ou motivador do processo de ensino e aprendizagem. Sabe-se que qualquer metodologia diferente da tradicional exige do profissional um maior tempo de dedicação para a confecção e elaboração de um plano de aula, obrigando o professor a sair da sua zona de conforto, a fim de diferenciar suas aulas tornando-as mais interessantes. Durante as atividades de monitoria realizadas pelo PIBID-Física da UNISC, na E.E.E.M. Alfredo Kliemann, na turma de terceiro ano do ensino médio, propôs a utilização do documentário “A história da eletricidade – Episódio 1 - a faísca”, disponível em vários sites na internet.  No qual foram abordados temas da história da ciência, mais especificamente o desenvolvimento da eletricidade. No decorrer do documentário foi verificado que os alunos realizaram várias perguntas, relacionadas a fenômenos físicos apresentados pelos cientistas que aconteciam no decorrer do documentário, mais do que durante as outras aulas de física. Com base nessa experimentação de atividade diferenciada proporcionada a turma, bem como com o envolvimento desta turma de alunos durante a realização da atividade, foi possível tecer alguns questionamentos e discussões a respeito do interesse dos alunos por eventos e fenômenos científicos.  O uso de recursos de áudio visuais no processo de aprendizagem em Física apresenta pontos negativos e positivos. Compreende-se que o uso de documentários para transcende a metodologia atual aplicada em sala aulas, sendo usado como ferramenta de suporte pedagógico. Essa prática pode proporcionar ao aluno um pensamento transversal, colocando-o em meio ao assunto abordado em aula, mas de modo a proporcionar uma forma diferente de abordagem teórica. Ainda, tem-se que considerar que para a execução desse tipo de atividade se faz necessário que a escola tenha disponibilidade de recursos áudio visuais e que o professor busque materiais adequados para serem apresentados aos alunos. Além do interesse dos alunos, surgido com a apresentação do documentário, esses devem ser conduzidos, através da abordagem adequada, a pensar a ciência e não somente assistir a mais um documentário. Ressalta-se a importância do processo de escolha do material audiovisual a ser apresentado, pois atualmente tem-se muito material disponível, mas nem todos apresentam os conteúdos de forma correta, nem com a qualidade necessária.



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