A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA DISTINGUIR A FÍSICA DA MATEMÁTICA.

Bruno Saldanha Peters, Cláudia Mendes Mählmann

Resumo


O ensino da física está intimamente relacionado aos conceitos matemáticos sobre aqueles fenômenos que estão sendo observados. A matemática, como ferramenta para quantificar e entender a natureza, não pode ser confundida com a física, uma vez que são ciências distintas, por outro lado, a matemática é usada para facilitar o entendimento da física. Contudo, há um problema muito grande no ensino de física em conjunto com a matemática que envolve os conceitos que estão sendo abordados. Há uma lacuna entre o entendimento da física, como ciência natural, e a resolução de problemas algébricos. E essa, pode ser suprida através da experimentação de fenômenos físicos em conjunto com a matemática envolvida neles, ou seja, a resolução de problemas práticos. Este trabalho objetiva discutir a experimentação como estímulo ao ensino e à aprendizagem de física como uma ciência natural, e sendo percebida como uma, bem como mostrar a diferença, de modo prático, entre física e matemática. A apresentação de um conceito novo, nos remete a dúvidas sobre qual o seu significado e o que isto representa em nossas vidas. Então, é de extrema importância instigar ao educando aquilo que foi abordado. Para que esse possa desenvolver a maiêutica, segundo Sócrates, dar à luz a uma nova ideia. A apresentação dos conceitos é o passo inicial, para que depois se possa fazer os devidos questionamentos sobre determinado assunto. Desse modo, quando surgir as dúvidas dos educandos é quando se verifica a importância da experimentação, sendo que com ela a aprendizagem da física fica mais significativa de modo que os educandos podem visualizar o fenômeno físico, e assim, com a auxílio do educador, usar as devidas ferramentas matemáticas para solucionar problemas práticos do mundo real. Com a experimentação, o educando tem uma visão diferente sobre a física, entendendo ela como uma ciência natural que está presente em tudo, e conseguindo diferenciá-la da matemática. Desse modo, desenvolvendo habilidades no manuseio da ferramenta, e aplicando-a na resolução de problemas do mundo real. Nas atividades desenvolvidas através do Programa de Iniciação à Docência da UNISC (PIBID-Física) verificou-se a importância da realização de experiências para a compreensão adequada dos conteúdos abordados, bem como, tornando o estudo de física muito mais atrativo, sem uma abordagem puramente matemática. Não se deve deixar de lado a matemática, mas não a tornar o principal no ensino das ciências naturais. A representação da física através de equações matemáticas é utilizada para o entendimento quantitativo dos fenômenos abordados, bem como, prever acontecimentos futuros. Nesse contexto, a experimentação é uma ferramenta muito poderosa no ensino de física, uma vez que ela desenvolve o raciocínio do aluno através da interação com o meio, como já proposto por Vygotsky na sua teoria da aprendizagem. Deste modo, deixando mais claro ao educando que a matemática é uma ferramenta de comunicação com a física, e a mesma, para ser obter melhor conhecimento, utiliza-se da matemática para descrever seus fenômenos, tais como quantificá-los.


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