COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR A PARTIR DA COCRIAÇÃO DE VALOR NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO

Fernando Batista Bandeira da Fontoura, Maicon da Silva, Luis Carlos Alves da Silva, Flávio Régio Brambilla

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento de consumidor (a) de um (a) aluno (a) do curso de Biologia, de uma Universidade do Vale do Taquari – RS, no contexto da cocriação de valor no ensino superior privado. Nesse sentido, uma das principais características da cocriação de valor é entender o comportamento do consumidor (a), bem como identificar suas necessidades, buscando explorar novas abordagens para criação de valor. Desta forma, a cocriação de valor se tornou uma importante ferramenta para administração de marketing permitindo melhorias constantes para as empresas. Diante o exposto, o valor é gerado pelo consumidor a partir de suas interações com a empresa e seus produtos (bens e serviços). Para melhor entendimento, no ensino superior privado, ocorre a participação, interação, relacionamentos e troca mútua de experiências entre professor e aluno, ou seja, para que o processo de ensino aprendizagem entre as partes seja satisfatório. Interessante é a percepção de que é preciso ser mais que um consumidor do serviço educacional, mas um ator engajado na aprendizagem. Mostra-se, então, necessária a qualidade do ensino, a proposição de valor para os alunos, para que o(a) consumidor(a) tome a decisão final de adquirir um determinado serviço educacional ofertado por alguma universidade. Nesta mesma linha, alguns autores, alertam para os problemas ocasionados pela falta de cocriação, na qual, muitas vezes o professor se transforma em apenas um reprodutor, tornando aulas monótonas e sem participação dos alunos. Da mesma forma, realiza-se uma análise se a oferta do serviço educacional no ensino superior privado está atrelada às expectativas pessoais e profissionais do aluno(a), e entender como a cocriação de valor pode contribuir para que as instituições de ensino superior privada atendam a essas necessidades. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso exploratório, com uma análise de dados qualitativa. A coleta de dados se deu através de fontes primárias e secundárias. Os dados primários foram coletados no site da instituição de ensino e livros. O resultado indica que os objetivos da aluna e da instituição de ensino, serão atingidos através da cocriação de valor resultante da interação entre a instituição de ensino, professores e alunos. Por fim, pode-se destacar, nesse estudo, sobre o comportamento do consumidor(a) atrelado à cocriação de valor no ensino superior privado, vem ao encontro da satisfação do aluno e a cocriação de valor são resultantes de ações individuais ou conjuntas (instituições, professor e aluno).

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