O CRESCIMENTO DOS CONDOMÍNIOS FECHADOS: MARKETING DE VALORIZAÇÃO

Renan Jantsch Adams, Geisa Tamara Bugs

Resumo


O artigo estuda as causas da ampliação dos condomínios residenciais fechados, tipologia de moradia que vem criando um novo modelo de urbanização nos municípios brasileiros.  Atualmente, com a necessidade de expansão dos grandes centros urbanos e com o custo do metro quadrado cada vez mais alto, os condomínios vêm sendo, há alguns anos, a nova forma de ocupação dos espaços urbanos, principalmente os verticais. Em um único lote criam-se solos superpostos, possibilitando sua multiplicação e revalorizando o espaço pelo aumento do potencial de aproveitamento. Esse processo urbanístico transcorre atualmente no mundo todo, com início nas grandes metrópoles e, aos poucos, sendo absorvido também pelas pequenas e médias cidades. Entretanto, nos anos 40 a tipologia vertical não era bem aceita pela população, sendo assim, o estudo procura expor, através de publicações, as causas desta mudança e os fatores que alteraram esta rejeição para se tornar, atualmente, uma das tipologias de moradia mais procuradas. Foi verificada, também, a relação do marketing no crescimento de condomínios, pois as incorporadoras investem notáveis valores em empresas de comunicação que produzem os artifícios responsáveis por fazer com que o comprador não tenha dúvida que aquele imóvel é o melhor negócio para ele. Além disso, foi analisado se os empreendimentos dispõem dos atrativos e da qualidade expostos nas campanhas publicitárias. Através de uma revisão bibliográfica foram levantados todos estes pontos descritos, podendo assim, concluir-se como ocorreu esta valorização dos condomínios e se o marketing os valoriza e ajuda a desenvolverem ainda mais. Assim, concluiu-se que, através da intervenção do estado no mercado imobiliário de apartamentos, com a criação, no ano de 1964, do BNH (Banco Nacional de Habitação) e do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) – que foi um sistema criado para promover a construção e financiamento da casa própria de famílias de baixa renda –, ocorreu a valorização de edificações verticais. Diante disso, a visão da população foi alterada e passou a aceitar este modelo de habitação. Desta forma, revela-se que as políticas econômicas, juntamente com a globalização e problemas de insegurança, proliferaram os condomínios nas cidades e fizeram com que uma grande parte da população buscasse residir em um local desta tipologia. Percebeu-se, também, que a escolha está diretamente ligada ao marketing, visto que é através das campanhas publicitárias que os condomínios se tornam populares e referência de boa qualidade de vida.


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