PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA O PÚBLICO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Matheus Barbosa de Oliveira, Marci Sueli Griebel, Miriam Ester Theisen, Eduardo Steindorff Saraiva

Resumo


Esse trabalho apresenta uma reflexão acerca da participação do Núcleo de Adolescência Contemporânea integrado ao Laboratório de Práticas Sociais (LAPS) da UNISC, que é um dispositivo para a promoção de ações em saúde para o público escolar, pré-adolescentes e adolescentes sobre temas atuais, propondo temáticas que são desafios para a educação, tais como: Bullying, saúde mental e violência na escola. A escola é um espaço privilegiado, convidada a dar respostas criativas a esse novo tempo que exige novos padrões de organização, por metodologia através de levantamento bibliográfico em autores que discutem estas temáticas. Possibilitou atender às demandas das escolas públicas pelos estagiários de psicologia, tendo em vista a interação com alunos pré-adolescentes e adolescentes. As atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2019 em escolas públicas, situadas no município de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Frente a esta realidade foram oportunizados espaços para atividades coletivas em torno de questões contemporâneas, oferecendo momentos de reflexão, de escuta e de diálogo. Ao mesmo tempo em que observamos boa receptividade dos alunos e da equipe escolar, o Núcleo de Adolescência Contemporânea possibilitou aprofundamento no estudo sobre as temáticas Bullying na Escolasaúde mental e violência escolar. A parceria com a Universidade representa benefícios voltados à saúde escolar com temas sugeridos pelas escolas, requisitado ao LAPS, a ativação do Núcleo de Adolescência Contemporânea, na qual possibilitou integrar psicologia e educação. Educação e saúde são áreas indissociáveis e com a participação do Laboratório de Práticas Sociais (LAPS), dos Núcleos Temáticos, foram possíveis ações preventivas que auxiliassem na construção da identidade de uma escola mais inclusiva, favorecendo a saúde na capacidade de refletir as situações apresentadas. Ao apresentar uma proposta de atividade com adolescentes é fundamental que seja observado o objetivo da mesma, assim como o envolvimento de todos os participantes do processo, isso reflete no resultado final da atividade proposta. As ações nas escolas foram realizadas com músicas acompanhadas com violão e com a participação e integração, em algumas escolas, da Guarda Municipal (Projeto Guarda-Costas) e CIPAVE. Procuramos realizar atividades criativas e preventivas para que os alunos pudessem conhecer suas potencialidades, dialogando com seus sentimentos e contribuindo com os temas sugeridos pelas escolas que resultaram em reflexões construtivas e preventivas. Os assuntos relativos à saúde e as músicas chamaram a atenção dos alunos, visto o interesse demonstrado por eles, mostravam-se abertos ao diálogo e à troca nesse ambiente coletivo em que havia a possibilidade de se identificarem mutuamente. Percebe-se nestes ambientes escolares que todos querem estar no grupo, e nesta estrutura coletiva, há relações de vínculos, mas as lideranças precisam ser bem conduzidas, pois abrem caminhos para a construção da subjetividade do indivíduo na escola. Cabe ressaltar a importância do Laboratório de Práticas Sociais – LAPS que oferece oportunidade aos estagiários de vivenciar as experiências acadêmicas buscando ações  educativas, promovendo escolas mais saudáveis.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.