GLOSSÁRIO DE LOGÍSTICA - TERMOS E SIGNIFICADOS: A SÍNTESE E A DIALÉTICA NA ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS E APREENSÃO DA REALIDADE.

Donato Rogério de Oliveira Weiss, Carlos Renê Ayres, Áquelle Miranda Schneider Durante, Fabiano Felten de Andrade, Matheus Francisco Zavacki, Samanta Ghisleni Marques

Resumo


A experiência que o PIBID - Programa de Iniciação a Docência – proporciona, é fundamental para consolidar a vocação do graduando enquanto profissional de educação. A rotina de atividades, os desafios pedagógicos, a vivência entre professores, funcionários e alunos expõem toda a dinâmica do ambiente escolar e retratam a realidade com a qual os futuros professores irão conviver. É o momento de pensar alternativas para a prática do ensino através de ensaios teóricos. Atuando em um curso técnico noturno, no município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, as peculiaridades no trabalho de educação com adultos evidenciaram-se, e a abordagem pedagógica de interação dos conteúdos com o conhecimento individual, construído através da experiência no coletivo, mostrou-se importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem.  Atualmente, há uma grande deficiência no processo de leitura, compreensão e produção de textos, verificada até mesmo entre estudantes universitários, os quais não raro apresentam limitações em produzir e interpretar textos simples, como narrativas. Esta proposta didática foi pensada no sentido de instrumentalizar o indivíduo com ferramentas que propiciem uma eficiente compreensão de textos, pois essa capacidade é um direito que garante autonomia, cidadania e liberdade. As competências desenvolvidas pelo aluno, através do exercício da síntese textual, refletem diretamente na sua capacidade de percepção da realidade, tendo em vista que a correta apropriação, tanto do conteúdo de uma mensagem quanto da intencionalidade de seu discurso, permite a formação de juízo e pensamento crítico, qualificando-o como agente transformador do contexto sociocultural no qual está inserido. A prática iniciou buscando trazer algum significado entre o aluno e o objeto a ser estudado. Estabelecido esse vínculo, o próprio aluno, através de suas experiências, pôde direcionar a construção do conhecimento. A fundamentação dos conceitos foi feita em oficinas de leitura e produção de textos, focadas na síntese textual, utilizando produções pertinentes ao contexto da logística. A produção em conjunto de uma síntese de um conceito logístico foi uma etapa da dialética que resgatou o processo de construção de conhecimento da própria humanidade. A síntese do conhecimento, como o momento em que o aluno expõe os níveis de relações que estabeleceu com o objeto em estudo, e a interdisciplinaridade, característica do modelo didático utilizado no ensino técnico, oportunizou uma relevante vivência pedagógica. Os alunos colaboraram com expressões de uso cotidiano no meio logístico, as quais foram sintetizadas através das práticas desenvolvidas na disciplina de Linguagens, tecnicamente validadas em conjunto com a disciplina de Logística e organizadas dentro das normas ABNT na disciplina de Informática. O resultado foi um glossário de termos e significados logísticos, construído por alunos e professores, que servirá como base de consulta e referência para as próximas turmas. Atingiu-se assim o objetivo proposto na moderna dialética: de que o aluno seja coautor na construção do conhecimento e o professor seu facilitador nesse processo.


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