O ESTUDO ATRAVÉS DO POÉTICO E AS ATIVIDADES DOS BOLSISTAS NO PROJETO "A POESIA ENCONTRA A UNISC E A EDUCAÇÃO BÁSICA"

Alana Lehmen Heinen, Ângela Cogo Fronckowiak, Sandra Regina Simonis Richter

Resumo


O poético se caracteriza como pensamento em ato, um ato de linguagem em si, um ímpeto do agir que coloca em movimento toda a energia de um corpo em ação e se deixa conduzir pela sensibilidade imagética que emerge em todos nós como sentido e que se mostra como integração entre razão e imaginação. Capaz de encantar e emocionar a muitos, o texto poético se destaca por envolver elementos de valor simbólico e de imagens literárias que conduzem o leitor a uma atitude ativa na compreensão da palavra. Em seus estudos voltados para a imaginação poética, o filósofo Gaston Bachelard sustenta a ideia de que a leitura de poemas se configura como um ato ativo, dimensão da linguagem essencial no crescimento e entendimento do humano como presença no mundo. É com esse pensamento que o grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e linguagem, vinculado aos Programas de Pós-graduação em Letras e em Educação da UNISC, constrói seus projetos semeando a imaginação potencializada no pensamento imagético que emerge como produto direto do coração, da alma, da atualidade humana. Os conceitos bachelardianos de repercussão, ressonância, devaneio e imaginação poética sustentam a metodologia da proposta de ação de extensão dos “Encontros com a Poesia” desde 1999 e que nos últimos três anos se materializa no projeto A poesia encontra a Unisc e a Educação Básica. A partir desse projeto, o grupo tem viabilizado encontros noturnos mensais, na universidade, com coletivos escolares ou culturais do Vale do Rio Pardo, proporcionando momentos inteiramente tomados pelo poético, através de uma temática previamente escolhida pelos participantes e guiada por seleções de poemas realizadas pelo grupo de pesquisa. Além dos elos criados com as escolas e os coletivos, há também atividades feitas em conjunto por nós, bolsistas do projeto, sendo elas: estudar a imaginação poética em Bachelard, teoria que fundamenta a pesquisa e o projeto; organizar os encontros prévios; revisitar o acervo das seleções temáticas; e auxiliar na organização dos próximos encontros. Ademais, cada bolsista tem sua função específica. A minha consiste em organizar as listas de presenças e deixá-las prontas para cada evento e preparar os certificados para serem enviados aos participantes. É por esse caminho que o projeto vem colhendo resultados positivos com a participação de colégios e grupos de leitura. Na soma de dados, contada a partir do ano de 2017 até o mês de julho de 2019, foi alcançado, nos 21 encontros, uma média de 84 participantes, com suporte de instituições apoiadoras. Por acreditar que a poesia torna nosso “eu” mais consciente sobre si mesmo e seu agir no mundo, esperamos tornar ainda maior o alcance e o interesse por preciosos conjuntos de textos, que podem ser lidos e compartilhados pela comunidade, propiciando momentos em que os corpos floresçam em grandes trocas de ideias e experiências deflagradas pela leitura da literatura.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.