DESCOBRINDO HERÓIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

Carine Josiéle Wendland, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


Apresentamos uma síntese do Estágio em Educação Infantil, realizado com a turma de Pré-Escola do turno integral, em uma escola da rede privada de ensino do município de Vera Cruz-RS, no primeiro semestre de 2019. Atividade obrigatória para a conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. O projeto de estágio teve como tema os Super-heróis/heroínas, o preferido na maioria das atividades livres. O objetivo foi explorar os conhecimentos prévios sobre o tema e ampliá-los de modo contextualizado, a partir de uma prática docente acolhedora e inclusiva.  A metodologia do trabalho iniciou na Roda de Conversa com as manifestações livres sobre as preferências e curiosidades ainda existentes. A partir de então, foram discutidas e pesquisadas questões como: qual era o super-herói ou a heroína preferida de cada um; pesquisa sobre estes; quais as características apresentadas; manuseio de gibis; desenhos, pintura mágica, dramatizações, sessão historiada/ginástica; vestir-se como seu super-herói; caminhada pela cidade; leitura de textos com recursos de projetos já vivenciados, entre outros. Surgiu também, a indagação sobre o fato de sermos super-heróis, ou super-humanos. Se somos, onde, quando e como podemos ser, quem seriam os vilões/o "mal" nos dias de hoje, quais seriam os nossos escudos para derrotar este mal, dos quais se evidencia o escudo do amor. Destacamos como resultados, uma docência enriquecida de sentidos e inúmeras experiências gráfico pictóricas, brincantes, com elementos da natureza nos tempos e espaços da sala de aula e fora dela. Ampliamos nossos conhecimentos através de desenhos, filmes e livros.  Aprendemos que qualquer pessoa pode ser um super-herói em seu mais simples gesto, eles não existem somente na ficção, no faz de conta, existem de verdade. Os enfatizados pelas crianças, inicialmente, foram o bombeiro e o policial. Na sequência o pai, a mãe, a vó poderiam ser heróis, ou seja, qualquer pessoa, até eles mesmos ao serem gentis com o outro, no respeito às diferenças, ajudando na escola em tarefas coletivas, ajudando na cidade, cuidando de todas as formas de vida, o que reflete para a vida no Planeta. Considerando as crianças como atores sociais de direitos e opiniões, o título do projeto foi decidido conjuntamente com as crianças e resultou em “Pré-escola: amiga da justiça” a partir da problematização entre Vingadores e Liga da Justiça. Nesse contexto o principal papel do educador é de mediador. As crianças trazem suas experiências e seus saberes, que precisam ser considerados. É o educador que irá propiciar outras experiências, provocar e instigar. Isso nos remete ao compromisso de construir pontes de imaginação que ajudem a compreender criadoramente o universo da infância. A importância da reflexão sobre as rodas de conversa, de uma rotina de representação simbólica é parte do processo e para tanto é papel do educador oportunizar um tempo e um espaço adequados para com o fazer educativo que implica uma observação atenta, registros, reflexão, avaliação e planejamento. É o passo para novos horizontes de imaginação na Educação Infantil. A participação efetiva, intensa que envolveu as crianças, suas famílias e a comunidade escolar, nos permite concluir que viver essa experiência de estágio foi significativa, comprometida e por isso exitosa.


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