O DESPERTAR DA PROFISSÃO DE ENGENHEIRO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO.

Daiane Aguiar Nunes, Alan Helfer, Filipe Moraes, Cassio Denis de Oliveira, Italo Rosa Policena, Jorge André Ribas Moraes, Bachir Hallouche, Jorge André Ribas Moraes

Resumo


Com o avanço das tecnologias e pelo fato de que o Brasil, em comparação aos países industrializados, situar-se em desvantagem com relação ao número de profissionais na área das ciências exatas e engenharias; procurou-se com este projeto de extensão estimular os alunos do ensino fundamental e médio para o desperta da profissão de Engenheiro nas suas diversas modalidades. O projeto Re_Inventar, tem como objetivo desenvolver habilidades naqueles alunos para montar maquetes funcionais de uma forma bastante lúdica e ao mesmo tempo, instruir os alunos que participam das oficinas do projeto, das vivências profissionais dos engenheiros e de alguns conceitos básicos e nomenclaturas técnicas que são utilizados no dia a dia do profissional engenheiro. O projeto tem sua metodologia baseada na pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental e pesquisa-ação, onde alunos constroem maquetes em escala reduzida de projetos de engenharia, elaboram relatórios, experimentam e testam hipóteses por meio dos kits construídos como: tratores, caminhões guincho, kits com geração de energia através de placas solares, robôs industrial, de automação e pneumática, cancelas de aberturas e fechamento de estacionamentos, entre outros projetos. Este projeto de extensão se divide em três níveis: o nível básico, onde são construídos projetos simples com o auxílio de manuais. Nesta etapa acontece a familiarização dos alunos com os kits e peças que possuímos; o nível avançado I, são desenvolvidos projetos com maior complexidade devido a utilização de motores, sensores e lâmpadas; no nível avançado II, são desenvolvidos e construídos projetos sem a utilização de manuais, explorando a criatividade dos envolvidos com a utilização da linguagem de programação Arduino. A partir dos resultados da turma de 2018, pode-se reformular alguns aspectos de abordagem para aperfeiçoar as aulas, como: o maior foco no desenvolvimento da criatividade dos alunos desde o nível básico, abrindo a possibilidade para a realização de mudanças nas escolhas para a montagem dos projetos, o que resultou em uma maior atratividade dos alunos e redução de tempo para a montagem dos kits. Com estas pequenas mudanças notou-se um maior engajamento dos alunos como também maior facilidade na tomada de decisões em grupos. Com as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, os alunos bolsistas por meio deste projeto de extensão são estimulados a pesquisar mais, se qualificar mais para poderem ajudar os alunos que participam das oficinas, o que acaba colaborando para uma escuta mais ativa, incentivando-os na tomada de decisões, melhorando a argumentação verbal e escrita por meio da troca de ideias, estimulando o pensamento crítico, reforçando o respeito ao próximo, o trabalho em equipe; qualidades que todo engenheiro na sua vida profissional terá que adquirir para ter um bom desempenho, em qualquer área que for atuar. Se por um lado o projeto visa desperta o interesse nos alunos do ensino fundamental e médio para a profissão de engenharia, por outro ele qualifica os bolsistas (alunos da graduação em engenharia) em qualidades que não são desenvolvidas dentro da sala de aula tradicional.


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