A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ana Paula Vettorazzi, Sergio Celio Klamt

Resumo


O projeto teve como foco questões metodológicas no ensino da Matemática por meio da aplicabilidade de atividades lúdicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Avaliou-se a influência dos jogos no desenvolvimento de noções matemáticas, tendo o lúdico como recurso pedagógico potencializador a aquisição e fixação de conceitos matemáticos. Partiu-se da percepção do fato de a sociedade estar trocando os livros por tecnologia e, nesse sentido, a ideia principal é reinserir no cotidiano de educadores e educandos materiais didáticos menos tecnológicos e mais concretos, podendo trabalhar com dinâmicas que cativem e instiguem a procura de conhecimento, como, por exemplo, cartilhas. Ao optar por usar atividades lúdicas como estratégia de ensino, o professor tem como intenção facilitar a aprendizagem, ainda mais quando esse ensino está voltado à disciplina de Matemática, considerada uma das ciências “duras” da educação. Portanto, o professor precisa conceber o lúdico como atividade orientada de forma diferenciada, desafiadora e significativa sem perder de vista que o aluno tem características, necessidades e interesses definidos e que devem ser levados em consideração. Para tanto, este projeto buscou conferir uma fundamentação norteadora da prática pedagógica de docentes da Matemática, analisando a aplicabilidade e contribuição das atividades lúdicas para o desenvolvimento de alunos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No começo do ano de dois mil e dezoito, foi proposto ao grupo de bolsistas da matemática, do Projeto Conexão – UNISC Escola, a ideia de elaborar cartilhas educativas relacionadas a essa área de conhecimento, propondo atividades dinâmicas, interativas e diversificadas. Assim, no decorrer do primeiro semestre desse ano, o trabalho para a elaboração do instrumento pedagógico foi tomando forma, passando por melhorias, até que fosse possível chegar a um denominador comum e finalizar a Cartilha Conexão Matemática do 1º ano dos Anos Iniciais, juntamente com a cartilha de orientações ao professor. Tendo a base do material didático planejado, foi então necessário investigar se as possibilidades metodológicas em sala de aula e o benefício do uso das cartilhas realmente eram reais. Pensando em como obter respostas para tais questionamentos, elaborou-se um questionário para ser aplicado com professores formados e ainda em formação. Os dados foram avaliados com base nas respostas recebidas e a interpretação apresentada de forma descritiva e ilustrada através de gráficos e tabelas. Por meio das pesquisas, percebeu-se que é fundamental o professor buscar a inovação, e, tendo essa percepção como base no momento da análise de dados, notou-se que 100% dos entrevistados conhecia pelo menos uma das atividades propostas. Além disso, constatou-se que os formados apresentavam maior variedade relacionada ao conhecimento das questões abordadas, com grande entusiasmo averiguou-se que, além de todos terem total conhecimento do que é lúdico, o material também teria 100% de aceitação por ser interativo e sua grafia ser diferenciada. Por fim, enumerou-se apenas contribuições positivas e elogios, o que deu ao projeto o alcance almejado juntamente com o atingimento dos objetivos propostos. Os resultados obtidos contribuem com a inserção das atividades lúdicas no desenvolvimento das aulas de Matemática. Nesse aspecto, a Cartilha Conexão Matemática torna-se uma ferramenta facilitadora para o ensino dos conteúdos da disciplina.

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