ESTÁGIO CURRICULAR: O QUE NÃO SE APRENDE NA UNIVERSIDADE

Jordana Cristina Gewehr, Sergio Celio Klam

Resumo


Durante sua formação, todo acadêmico do curso de Matemática, da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, tem em seu currículo a obrigatoriedade de realizar dois Estágios no Ensino da Matemática. O estágio é lugar de reflexão, fortalecimento da identidade profissional e o momento em que os acadêmicos passam a ter contato com a verdadeira realidade futura. Assim sendo, é o momento decisivo para que digam, para si, que querem realmente ser professores. Percebendo as diferenças entre as concepções dos universitários, no que se refere ao Estágio, tivemos interesse em buscar, com este trabalho, uma reflexão acerca de como acontece o desenvolvimento do estágio pelos acadêmicos. Conhecendo a grande importância que o estágio representa para os futuros docentes e para sua formação profissional, buscou-se refletir sobre alternativas que possam ajudar os estagiários a realizar de maneira satisfatória esta etapa da graduação. O projeto teve como principal objetivo levantar e discutir os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas pelo licenciando em Matemática, durante os estágios curriculares, a fim de apontar estratégias que venham a facilitar o seu desenvolvimento. Os dados foram coletados através do uso de questionários aplicados a universitários do curso de Matemática Licenciatura do 5º e 7º semestre, que estivessem realizando Estágio Curricular nesta universidade; e a professores atuantes no Ensino Fundamental e Médio de escolas municipais e estaduais da cidade de Candelária-RS. Através desta pesquisa foi possível identificar o que os próprios alunos pensam, seus anseios, expectativas, frustrações e o que gostariam que acontecesse para facilitar sua prática e progresso em seus estágios. A pesquisa também contou com o relato do cotidiano de professores já formados e que atuam na área da matemática. Por meio das sugestões que emergiram da pesquisa, foi possível perceber que a maior insatisfação dos docentes está relacionada a falta de aulas mais práticas. Os futuros professores necessitam de aulas que os preparem para o cotidiano, só assim poderão se sentir mais preparados para progredir, amenizando as frustrações. No entanto, foi possível observar que as dificuldades relatas pelos professores são praticamente as mesmas relatadas pelos estagiários, ou seja, não é só nos estágios que existem dificuldades, os problemas acontecem diariamente e fazem parte da realidade escolar. Conforme relato tanto dos acadêmicos quanto dos professores, a maior adversidade encontrada em sala de aula, está relacionada a falta de respeito e interesse dos alunos. A formação de professores qualificados para o ensino de matemática é fundamental para o crescimento e melhoria da educação neste país. O professor que se propõe a trabalhar com matemática deve refletir sobre a situação do ensino dessa disciplina, tendo em vista o futuro profissional de seus alunos. O docente só será capaz de assumir o compromisso de aplicar metodologias de ensino eficientes por meio da prática em sala de aula. É no decorrer de seu estágio, enfrentando dificuldades e reavaliando suas atitudes, que os acadêmicos criam uma noção da realidade que vivenciarão em seus futuros. Os estudantes de Matemática Licenciatura devem ser encaminhados por seus professores para o papel de educador que planeja, pensa, constrói e se permite novos conhecimentos, que favoreça a formação da autonomia, do poder de reflexão e do autoconhecimento.

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