ESTUDO DOS FATORES QUE GERAM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: A FORMAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA, O CONTEXTO FAMILIAR E AS METODOLOGIAS DOCENTES

Matheus Ruppenthal, Sergio Celio Klamt

Resumo


O projeto “Estudo dos fatores que geram as dificuldades de aprendizagem em Matemática: a formação matemática nos cursos de pedagogia, o contexto familiar e as metodologias docentes” buscou compreender quais as origens das dificuldades de aprendizagem em Matemática. A motivação para desenvolver a pesquisa surgiu quando da descoberta dos resultados catastróficos dos estudantes brasileiros na disciplina, na maior avaliação na área da educação, o Programa de Avaliação dos Estudantes (PISA, na sigla em inglês) em 2015. O aprendizado insuficiente em Matemática, que vem sendo recorrente entre os nossos estudantes, gera diversas repercussões negativas no desenvolvimento da sociedade, no progresso da tecnologia e, por conseguinte, no desempenho econômico do país. Torna-se primordial, portanto, o estudo dos fatores que geram resultados tão preocupantes na área. Reconhecer e analisar tais fatores são fases iniciais na busca de um futuro diferente do cenário atual. O estudo foi desenvolvido através de leituras dos mais variados tipos de trabalhos científicos que tratassem do tema deste projeto. Em um segundo momento, realizou-se uma síntese das ideias expostas pelos autores referenciados nesta pesquisa. Como o estudo contemplou a análise de três diferentes perspectivas, obteve-se, por consequência, três resultados distintos. As conclusões da pesquisa mostraram que se faz necessário remodelar a estrutura curricular dos cursos de Pedagogia no país, uma vez que é preciso incrementá-la com disciplinas que preparem de maneira mais qualificada os acadêmicos para o ensino da Matemática. Inclui-se também, nesta proposta, que tais disciplinas fiquem sob a responsabilidade de professores que tenham experiência não somente com a formação de educadores, mas também, com o ensino da Matemática nos Anos Iniciais. Quanto à família, entende-se que ela ocupa um papel de destaque na vida escolar dos estudantes, já que exerce grande influência, devendo atuar de forma efetiva no processo de aprendizagem do discente, uma vez que essa tarefa deve ser compartilhada entre escola e família. Quanto às metodologias de ensino utilizadas pelo professor, entende-se que é necessário levar em consideração a nova geração de alunos presente em sala de aula, que está em constante contato com as tecnologias e, por isso, torna-se necessário que este profissional passe a desenvolver métodos de ensino alternativos a fim de estimular o uso criativo da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.  

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