APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ARTE

Cristiane Bohnen, Sergio Celio Klamt

Resumo


A Matemática e a Arte vêm caminhando lado a lado desde os primeiros registros históricos de que se tem conhecimento, aliando razão com sensibilidade e imaginação, onde uma interage com a outra, criando assim, uma ligação entre as duas áreas. Desde as civilizações mais antigas os povos utilizavam a matemática no seu cotidiano e na construção de suas obras primas. O renascimento e o cubismo, movimentos artísticos que ocorreram na história, foram muito importantes para a interação/conexão da matemática com a arte, influenciando outros movimentos artísticos ao longo do tempo até os dias de hoje. A arte está pressente no nosso cotidiano, desde os tempos do homem pré-histórico. Em sala de aula podemos trabalhar não só a arte, mas também a história das civilizações que a utilizavam, aprendendo suas culturas e costumes, despertando no aluno a curiosidade, a criatividade e o censo critico, possibilitando ao estudante condições de uma qualidade de vida melhor. A arte caracteriza-se com o belo, o imaginário, a criatividade, a capacidade de criar, inventar e reinventar algo novo, seja através de sentimentos bons ou ruins, pois ela transmite emoções para aqueles que a observam. Já a matemática é considerada a arte de calcular, está pressente no nosso dia a dia, ela caracteriza-se com a razão, com o pensamento crítico, lógico de se pensar matematicamente. Fazendo com que os professores encontrem maneiras e metodologias alternativas para tornarem as aulas de matemática mais interessantes aos olhos dos alunos, uma maneira seria a utilização da arte como uma metodologia alternativa em sala de aula. O que tornaria o aprendizado mais estimulante e desafiador para os alunos. O projeto está voltado para a identificação de elementos geométricos em obras de arte e seu uso como ferramenta no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Possui como objetivos a utilização da arte como recurso didático pedagógico no processo ensino/aprendizagem em matemática, a identificação de elementos da matemática nas obras de arte e maneiras de relacionar elementos da arte nos conceitos de matemática, a elaboração e aplicação de atividades considerando a ralação entre as duas áreas. A execução do projeto se deu durante as aulas de matemática do 5º ano da Escola Santa Cruz nos conteúdos de geometria, mais especificamente nos de retas, semirretas, segmento de retas e polígonos, onde foi explanado pela professora os conteúdos de retas, semirretas, segmento de retas e polígonos, e em seguida feita algumas perguntas relacionando o conteúdo com a arte. Depois de obtidas as respostas e opiniões dos alunos foi solicitado a criação de um desenho/obra de arte contendo o conteúdo trabalhado em aula. O resultado proporcionou aos alunos uma nova perspectiva de se aprender matemática, tornando-a mais interessante aos seus olhos e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como também sua sensibilidade, percepção e imaginação. Alcançando assim seus objetivos de utilizar a arte como recurso didático pedagógico no processo ensino/aprendizagem em matemática, sendo possível comprovar que através da arte pode-se sim aprender matemática, sendo que a arte torna as aulas mais interessantes e dinâmicas para os alunos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.