AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSNA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Fabiane Padilha Verli, Sérgio Célio Klamt

Resumo


O projeto abordou questões sobre o ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos. Aprender Matemática é uma tarefa que requer concentração, persistência e, acima de tudo, a certeza de que o conhecimento adquirido irá de alguma forma ajudar no desenvolvimento de atividades cotidianas. Um ensino contextualizado permite ao educando compreender a matemática como ferramenta para resolver problemas em um contexto social, na Educação Básica, especificamente, na disciplina de Matemática, o que no Ensino de Jovens e Adultos é uma necessidade constante, pois só assim poderemos tornar a aula mais produtiva e interessante. Como objetivos deste trabalho, destaca-se: analisar o perfil e aprendizagem dos alunos em matemática na EJA, identificar as dificuldades e buscar práticas pedagógicas que possam ser trabalhadas de maneira a relacionar mais as vivências do cotidiano no ensino da matemática. Para a sua realização, foi adotado como método de investigação uma pesquisa de campo junto a 28 alunos da EJA na Escola de Ensino Médio Fortaleza de Rio Pardo. Assim, foi elaborado e aplicado um questionário composto por 13 questões subjetivas para dar ênfase à coleta de dados referentes às dificuldades no aprendizado matemático. Com o intuito de diagnosticar as reais dificuldades encontradas pelos alunos em entender os conteúdos matemáticos e o que contribui para o surgimento destas, foi feita a tabulação das respostas e apresentadas de forma descritiva. Como principal resultado na execução deste projeto, foi possível diagnosticar que o envolvimento dos educandos da EJA em atividades que sejam úteis para alcançar seus objetivos é o diferencial para uma boa aprendizagem na área da matemática, bem como contribui para o resgate do entusiasmo perdido no momento em que se distanciaram dos bancos escolares. É necessário uma reflexão por parte do professor em relação a sua prática pedagógica para encontrar uma metodologia que entre em sintonia com a realidade dos seus alunos, estimulando-os ao ensino-aprendizagem da matemática. Dessa forma é fundamental que os educadores façam com que os alunos percebam a presença da Matemática em sua vida, considerando-a uma necessidade natural, científica e social, ou seja, os professores devem fazer uma autocrítica a fim de analisar qual é o objetivo de ensiná-la e o de aprendê-la. O papel do professor nesse aspecto é de fundamental importância, visto que, a qualidade do ensino depende muito da relação de confiança estabelecida entre professor-aluno, o que gera abertura e segurança para que o discente expresse as suas dificuldades e o que está sentindo, especialmente, em relação aos conteúdos matemáticos. A título de conclusão, percebeu-se através da análise dos dados coletados que a utilização conjunta das tecnologias e atividades práticas pode ser uma estratégia ou recurso que contribui para uma aprendizagem sistemática do conhecimento matemático. Portanto, cabe ao professor refletir sobre esse desafio que faz parte de nosso cenário e tentar dar sua parcela de contribuição para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem de matemática, em particular, na Educação de Jovens e Adultos.

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