REALIDADE AUMENTADA NA APRENDIZAGEM DE VIOLÃO

Rolf Fred Molz, Ricardo Pedo

Resumo


 

Muitas pessoas têm interesse em aprender diversas atividades que, muitas vezes, por falta de tempo ou de condições para frequentar um curso direcionado a essas atividades, acabam deixando de iniciá-las. Devido à crescente procura por parte destas pessoas em procurar aprender novas atividades de forma independente em suas próprias casas, seja para utilizar em sua área profissional ou simplesmente por lazer, cada vez mais passam a existir novas formas, geralmente computacionais e disponíveis na internet, tanto através de simples tutoriais em forma de texto, quanto sites bem elaborados com, por exemplo, animações visuais para ensinar os mais diversos assuntos da forma mais lúdica possível.Uma destas atividades que pode ser aprendida com essa forma mais independente é a de tocar algum instrumento musical, utilizando técnicas de Realidade Aumentada para realizar tal objetivo, tanto para apenas aprender alguns conceitos básicos, quanto para servir como ferramenta de apoio a aulas convencionais. E é essa a intenção deste projeto, propiciar ao usuário uma interação direta entre a realidade de seu próprio instrumento em mãos e o sistema baseado em RA que deverá orientá-lo em como tocar determinadas músicas. Resumidamente, para que o sistema ofereça tal apoio, o usuário posicionar-se-á com um violão em frente a um computador qualquer com uma câmera. Então, ele poderá escolher alguma determinada música para aprender seus acordes e dedilhados, ou seja, o sistema deverá indicar virtualmente no próprio instrumento deste usuário quais cordas deverão ser tocadas e em quais casas, para que este aprenda de forma visual a sequência destes acordes e/ou dedilhados.Para alcançar esses objetivos, aplicou-se uma metodologia de estudo e desenvolvimento que dividiu o trabalho entre a abordagem da fundamentação teórica, necessária para o conhecimento dos diferentes tipos de aplicações já existentes que envolvem música e Realidade Aumentada e, também, para entender melhor quais deverão ser as características do proposto sistema; e o estudo das ferramentas de desenvolvimento para RA, bem como as APIs envolvidas no desenvolvimento da ferramenta proposta.Após inúmeros testes e tentativas com os exemplos disponibilizados com a ferramenta ARToolKit (plataforma escolhida para o desenvolvimento de RA), foi então iniciada a implementação do protótipo do que virá a ser desenvolvido. Nele, já começaram a ser resolvidos alguns dos problemas básicos identificados durante o período de análise deste projeto, que são o posicionamento do marcador de referência, a forma de desenhar um determinado objeto virtual distante do seu marcador e em como renderizar mais de um objeto utilizando-se apenas uma referência. Com isso já foi possível, até o presente momento, o desenvolvimento inicial dos objetos que servem para representar os acordes sobre o violão.Portanto é possível concluir que, através da utilização das ferramentas também abordadas neste trabalho, pode-se desenvolver uma aplicação que informe de maneira virtual os diferentes métodos envolvidos em uma música qualquer de violão com a utilização de RA, para que este possua uma forma mais lúdica e interessante neste processo de ensino-aprendizagem, procurando fazer com que o usuário interaja e realmente aprenda por meio deste sistema.

 


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