UMA AÇÃO DE INSERÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Maria Madalena Dullius, Gabriele Born Marques, Patrícia Ines Zwirtes

Resumo


 

A maior disponibilização de recursos computacionais na sociedade possibilita o uso destas também para fins educacionais didático-pedagógicos, auxiliando na construção do conhecimento. De acordo com Valente (1999, p. 19) “o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem a chance de construir o seu conhecimento”. Nesse sentido, o projeto “Explorando softwares matemáticos com alunos da Educação Básica” visa proporcionar aos discentes a interação com o contexto tecnológico através da utilização de softwares, que os auxiliem na aprendizagem Matemática. Além disso, objetiva promover a integração das escolas de Educação Básica do Vale do Taquari com a Univates, onde é desenvolvido o projeto. Inicialmente selecionamos os conteúdos e os softwares possíveis de serem explorados com alunos do Ensino Básico. Posteriormente, realizamos a divulgação do trabalho para as escolas da rede pública e privada, por meio de contato telefônico e/ou e-mail e, em seguida, agendamos uma data com as escolas que manifestarem interesse. Preparamos as sessões de estudo a serem desenvolvidas com as turmas pelas bolsistas, auxiliadas por alunos voluntários do curso de Ciências Exatas. É importante ressaltar que os assuntos a serem trabalhados são pré-determinados pelo professor da turma, de acordo com o conteúdo que está sendo estudado em aula. Neste ano, há a opção das bolsistas se deslocarem até a escola para realizarem as atividades no próprio laboratório de informática, desde que a mesma se responsabilize pelo deslocamento. No entanto, a primeira sessão de estudos de cada escola, que se estende por aproximadamente um turno, deverá ser realizada nos laboratórios de informática da Univates. No decorrer dos 4 anos de realização do projeto, atendemos anualmente a média de 300 alunos, de 10 escolas de diferentes municípios da região. Para o ano de 2011 esse número deverá aumentar consideravelmente, devido à inclusão do Ensino Fundamental, diferente dos anos anteriores, onde somente atendíamos alunos do Ensino Médio. Sabemos que os softwares não farão com que os estudantes compreendam todo o conteúdo, mas podem ser uma ferramenta para melhorar o processo ensino-aprendizagem de Matemática. Com a realização desse projeto, almejamos despertar o interesse dos estudantes pela área de Ciências Exatas, estimulando seu ingresso no curso e também, motivar os professores da Educação Básica a inserirem as tecnologias em sua prática, buscando qualificar o ensino da Matemática.

VALENTE, J.A. Por quê o computador na Educação? Campinas:Unicamp/NIED, 1999.

 

 


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