PROJETO DE EXTENSÃO VIAGEM AO MUNDO INVISÍVEL: VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO

Betina Rohsle Bersch, Andreia Aparecida Stohschoen

Resumo


 

Provocar a atividade estimulando a procura do conhecimento é educar segundo Piaget (2003). "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar” (PIAGET, 2003). Atualmente o modelo de ensino trata o conhecimento como um conjunto de informações que simplesmente são passadas dos professores para os alunos, o que nem sempre resulta em aprendizado efetivo. Tendo em vista o ensino de Ciências Biológicas, aulas práticas são de extrema importância, pois são elas que possibilitam o aluno a fazer a relação entre o conhecimento científico, teoria e prática, ou seja, proporcionar à criança e ao adolescente a oportunidade de manipulação de equipamentos vivenciando o método científico, como observação de fenômenos, registro de dados, formulação e teste de hipóteses, além de conclusões. No entanto, o ensino-aprendizagem do mundo microscópico é um desafio para professores e pesquisadores envolvidos com a educação em ciências, justamente por incluírem processos e entidades que são invisíveis a olho nu, por isso surgem confusões entre os conceitos de célula, átomo e molécula e a falta de clareza quanto à noção de tamanho das estruturas biológicas nos diversos níveis de organização. No ensino médio, para o estudo das Ciências Biológicas, é importantíssimo o uso do microscópio óptico para a observação e análise de células, tecidos e microrganismos, possibilitando a identificação de estruturas formadoras dos diferentes seres vivos e a organização celular. Portanto, este projeto de extensão tem como objetivo aproximar os estudantes do terceiro ano do ensino médio, de escolas do Vale do Taquari, do mundo microscópico, realizando atividades práticas sobre temas da atualidade, como biologia celular e molecular, biotecnologia, genetica, além de microbiologia e educação ambiental. Também promover a discussão sobre temas relevantes relacionados à saúde humana e aos métodos de análise microscópica. Inicialmente procurou-se referencial teórico e material didático para elaboração de práticas nos laboratórios de Luparia, Microscopia e Microbiologia da UNIVATES. Após a análise das atividades práticas encontradas no referencial bibliográfico, estas foram testadas e selecionadas para execução com os alunos e durante a realização das práticas estão sendo explorados conceitos relacionados à importância da preservação ambiental, respeito aos diferentes organismos, implementação de estratégias a fim de evitar desperdícios. Já foram realizadas até o presente momento, três oficinas, totalizando 78 alunos participantes. Tem-se observado grande interesse e motivação dos alunos envolvidos. Os alunos sempre relataram que após as atividades práticas desenvolvidas e sua integração com as atividades téoricas, puderam dar significado a estas. Espera-se que ao final do projeto todos os alunos atendidos possam sair efetivamente maravilhados com o mundo microscópico.

PIAGET, J. 2003. Biologia e conhecimento. Ed. Vozes. 4 ed.

 


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