DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Marcia e Jochims Kniphoff da Cruz, Douglas Joziel Freitas

Resumo


 

A explosão febril da Internet no Brasil provocou uma série de transformações em quase todos ambientes e atividades do cotidiano. Desde então, tornou-se cada vez mais necessário o aprimoramento profissional relacionado ao conhecimento e a habilidade para o uso das ferramentas computacionais. Essa reconfiguração da realidade se estabeleceu também na educação e nos modelos pedagógicos, acrescendo complemento essencial no processo de ensino e aprendizagem. Baseadas nessas transformações, instituições de ensino superior têm buscado capacitar o futuro docente frente essa realidade digital. A inclusão de disciplinas relacionadas às Tecnologias Comunicação e Informação – TIC, ainda não é uma constante na grade curricular dos cursos de licenciatura do país. Em contraponto, na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, a maioria das Licenciaturas oferece a disciplina de Informática Aplicada à Educação, que vai ao encontro dessa necessidade de capacitação diferenciada. A disciplina busca contemplar “diferentes âmbitos de conhecimento profissional, da interação e da comunicação, bem como do desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional”, conforme constante no Art. 11, da Resolução CNE/CP nº 1/02 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. A proposta da disciplina de Informática Aplicada à Educação, para o curso de Matemática Licenciatura, no 1º semestre de 2011, foi o desenvolvimento de um objeto digital de aprendizagem. O objetivo do trabalho era ampliar conhecimentos no uso de ferramentas online, como mecanismos facilitadores à criação e manutenção de um site interativo com conteúdo educacional. A utilização de sites educacionais, nos processos de ensino e aprendizagem, torna-se cada vez mais importante, pois a cada dia mais escolas informatizam-se e aderem ao uso do computador. Na primeira etapa, a pesquisa foi utilizada como estratégia elementar à compreensão do espaço virtual. A sequência do trabalho mostrou-se ainda mais produtiva, pois na segunda etapa em que a construção efetiva do objeto de aprendizagem teve sua realização. Em decorrência da análise do conteúdo a ser publicado, são buscados referenciais em outras disciplinas do curso. Assim, são estabelecidas relações interdisciplinares que remetem o futuro professor a uma reflexão sobre os conteúdos a publicar e suas possíveis formas de abordagem. A existência de uma grande variedade de sites com ferramentas online para a criação e manutenção de sites, possibilita ao desenvolvedor uma série de opções como, por exemplo, o upload de arquivos, a flexibilidade no layout, e ainda a possibilidade de possuir um domínio exclusivo. A criação do site Os Mestres – http://www.wix.com/osmestres/osmestres – é um dos resultados significativos obtidos pela proposta da disciplina. Desenvolvido por um grupo de acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura, o site apresenta em seu conteúdo tópicos da Matemática, com ênfase na Educação Básica. No desenvolvimento de um objeto digital de aprendizagem, recursos computacionais são desmistificados, ampliando conhecimentos e habilidades na utilização e exploração de ferramentas on-line para criação de sites. Desta forma, ao futuro docente uma qualidade diferencial é adicionada, a de repensar os paradigmas pedagógicos, e utilizando-se da informática como recursos potenciais nos processos pedagógicos, proporcionar, mediante o desenvolvimento de objetos digitais de aprendizagem, situações enriquecedoras de ensino e aprendizagem.

 


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