PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA DRAMATIZAÇÃO

Adriane dos santos Anacker, Ana Zoe Cunha, Leila Patricia Moura, Luana de Fátima Lozado, Marieli Radael Daroit

Resumo


 

O Grupo de Teatro Enfermagem é Arte: Ensino e Educação em Saúde é um Projeto de Extensão, do Curso de Graduação em Enfermagem, da UNISC. Nosso objetivo é realizar a educação em saúde para a comunidade através da dramatização, como uma ação educativa para prevenir e promover a saúde para os indivíduos e auxiliar o acadêmico a relacionar esta prática na enfermagem, como uma estratégia de ensino e aprendizagem. A prática educativa vem surgindo, na enfermagem, como estratégia para promover a saúde e não apenas tratar a doença. Acreditamos que a a educação é uma importante estratégia para trabalhar a saúde, pois é capaz de mudar o comportamento dos indivíduos/sociedade para melhorar sua qualidade de vida, bem como aproximar os profissionais e os usuários, tornando as ações em saúde mais resolutivas e efetivas. A realização do teatro para enfatizar a educação em saúde, surge como uma proposta inovadora, pois o educador precisa inovar para promover mudanças nas pessoas e na comunidade. Trabalhamos com a metodologia da pesquisa-ação e da dramatização. As peças teatrais são escritas de acordo com a realidade da comunidade na qual iremos participar com o teatro, trazendo questões relevantes sobre saúde-doença, embasados no conhecimento científico e nunca desconsiderando o conhecimento da população que nos assiste. Assim nos aproximamos destas pessoas e temos uma oportunidade maior de sensibilizá-los, de aprender sobre sua cultura, hábitos e crenças. Nosso público alvo são pessoas inseridas nas escolas, creches, empresas, instituições de saúde, universidades, comunidades em geral. Temos 7 peças escritas e 13 apresentações realizadas em diversos eventos. Os temas abordados nas peças teatrais são variados, de acordo com a necessidade de ênfase no processo de educação daquela comunidade, indivíduos ou local que iremos nos inserir, enquanto educadores através do teatro. Ao final de cada apresentação teatral é realizado um diálogo que busca refletir e discutir sobre a temática abordada, para diagnosticar o aprendizado que o teatro proporcionou a estas pessoas/comunidade. É através dos depoimentos das pessoas após cada apresentação que temos ideia de como é importante realizar a educação em saúde através de um trabalho participativo entre a comunidade e os acadêmicos de enfermagem, pois o discurso realizado pelo público, é no sentido do quanto à história e os personagens, envolvidos na peça teatral, aproximam-se de suas realidades. As ações educativas em saúde são vistas como um processo que pretende preparar os indivíduos ou a comunidade para que eles possam contribuir na melhoria de suas condições de vida e saúde, através da reflexão das causas dos seus problemas, bem como das ações necessárias para sua resolução. Por vezes, na graduação, o trabalho baseia-se em uma metodologia que visa apenas à resolução dos problemas e que muitas vezes não possibilita ao acadêmico a realização de práticas de saúde que valorizem o indivíduo como um ser humano singular. Acreditamos que com o teatro na enfermagem, conseguimos mudar essa perspectiva e de maneira lúdica e dinâmica, sensibilizamos, conscientizamos, orientamos, prevenimos e promovemos a saúde e além disso, estimula o acadêmico a estudar, conhecer e entender melhor a realidade onde está inserido. Ser integrante deste projeto nos possibilita um grande aprendizado acadêmico e pessoal, pois interagimos com a comunidade, realizando uma grande troca de experiências.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.