DESENVOLVENDO O GOSTO PELA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES

Autores

  • CAROLINA SCHWINGEL UNISC
  • DIÉSICA DAIANE DA SILVA UNISC
  • MARCELI BRUMMELHAUS UNISC
  • MARIA MADALENA DULLIUS UNISC
  • MÁRCIA J. H. EHFELDT UNISC
  • MARLI TERESINHA QUARTIERI UNISC
  • CLAUS HAETINGER UNISC

Resumo

A Olimpíada Matemática da Univates (OMU) é um evento que tem o intuito de desenvolver o gosto dos alunos pelo aprendizado da matemática. Consta de uma prova que apresenta problemas e desafios matemáticos, objetivando estimular o raciocino lógico e incentivando os professores a levarem questões do cotidiano para a sala de aula, tornando o ensino menos tradicional. Este trabalho tem o intuito de socializar a experiência de organização deste evento. Podem participar da Olimpíada de Matemática da Univates alunos desde o 5º ano do ensino fundamental, até o final do ensino médio e que tenham participado da prova da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Através do número de alunos que fizeram a prova da OBM é calculado o número máximo de participantes de cada escola na OMU. As provas constam de dez questões, sendo apenas três de múltipla escolha. Nas provas do 5º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio, os alunos respondem a apenas oito das dez questões; no 2o. ano do ensino médio respondem a apenas nove; e, no 3o.ano do Ensino Médio, devem responder às dez. A prova é realizada em turno único, geralmente à tarde e pode ser feita individualmente ou em dupla, com o uso da calculadora, fator que vem gerando mais segurança e confiança entre os alunos. As atividades que são realizadas durante o ano para a efetivação deste evento são: elaboração do regulamento; divulgação para as escolas; elaboração, aplicação e correção das provas; cerimônia de premiação; confecção dos Anais da OMU; levantamento do número de questões certas e erradas. Em relação às provas, estas são elaboradas ao longo do ano, sendo feitas pesquisas de questões lógicas e que envolvam o cotidiano de cada aluno. As buscas são realizadas em sites, revistas e jornais. As questões selecionadas são modificadas e classificadas de acordo com cada nível de escolaridade. Depois são digitadas e revisadas para que não ocorra nenhum erro no dia da prova. A aplicação das provas conta com a participação de vários alunos voluntários, dos mais diversos cursos da instituição, os quais são os fiscais da prova. Após a aplicação, são corrigidas por dois componentes da equipe - um professor e um bolsista. Ao término da correção das questões, são selecionadas as melhores resoluções propostas pelos alunos para a confecção e publicação dos anais em forma de CD-room. Realiza-

Biografia do Autor

  • CAROLINA SCHWINGEL, UNISC
    UNISC
  • DIÉSICA DAIANE DA SILVA, UNISC
    UNISC
  • MARCELI BRUMMELHAUS, UNISC
    UNISC
  • MARIA MADALENA DULLIUS, UNISC
    UNISC
  • MÁRCIA J. H. EHFELDT, UNISC
    UNISC
  • MARLI TERESINHA QUARTIERI, UNISC
    UNISC
  • CLAUS HAETINGER, UNISC
    UNISC

Publicado

2013-10-21

Edição

Seção

Ciências Exatas da Terra e Engenharias