A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UNINDO TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • ANA PAULA JUSTEN UNISC
  • FABIOLA LUCINI UNISC
  • FRANCINE BRINGMANN UNISC
  • LUANA LAIS WAGNER BUDDE UNISC
  • DEIVIS DE CAMPOS UNISC
  • TANIA BERNHARD UNISC

Resumo

A Educação Ambiental no meio educacional deve ser desenvolvida como uma rotina em que alunos, funcionários e professores estejam engajados em estratégias para as questões que envolvam o meio ambiente e a sustentabilidade. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a prática de Educação Ambiental precisa estar interligada com todas as disciplinas regulares, tendo como principal função contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na sociedade. Atualmente existem diferentes formas de inserção no contexto escolar, seja240em forma de atividades práticas como projetos, atividades artísticas e também atividades extraclasse.240Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), as bolsistas do subprojeto de Ciências Biológicas da Universidade de Santa Cruz do Sul, acompanhadas pelos supervisores do programa, têm como objetivos principais sensibilizar alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul - RS, quanto à importância da preservação do meio ambiente e integrar os princípios da Educação Ambiental na escola, possibilitando mudanças de hábitos em prol da causa. Para atingir essas metas, alunos do Ensino Fundamental e Médio, no primeiro semestre de 2014, participaram de palestras e oficinas pedagógicas, nas quais foi abordado o problema ambiental do uso de garrafas PET, com enfoque na reciclagem, reaproveitamento, coleta seletiva do lixo e também os prejuízos da ingestão de refrigerantes. Os assuntos foram trabalhados utilizando-se as seguintes técnicas e recursos audiovisuais: exposição dialogada, realização de atividades práticas, apresentação de slides, vídeos e documentários. Nas oficinas foram trabalhadas conjuntamente teoria e prática, o que resultou no envolvimento de todos os participantes, com relatos sobre fatos do cotidiano como, por exemplo, não jogar lixo em rios, lagos, bueiros, consumo sustentável e boa alimentação. Pode-se destacar a recíproca troca de informações envolvendo bolsistas e alunos, onde estes se mostraram confiantes para sanar suas dúvidas em relação às atividades desenvolvidas. Considerando o fato de que a Educação Ambiental tornou-se tema de relevância educacional, social e econômica, compreende-se que o tema deva ser trabalhado em todas as faixas etárias, envolvendo assim toda a Educação Básica e a Educação Superior. Baseado no exposto, esse trabalho terá continuidade, no sentido de abranger e sensibilizar o maior número de funcionários, alunos e professores diante da problemática que envolve a Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • ANA PAULA JUSTEN, UNISC
    UNISC
  • FABIOLA LUCINI, UNISC
    UNISC
  • FRANCINE BRINGMANN, UNISC
    UNISC
  • LUANA LAIS WAGNER BUDDE, UNISC
    UNISC
  • DEIVIS DE CAMPOS, UNISC
    UNISC
  • TANIA BERNHARD, UNISC
    UNISC

Publicado

2014-10-17

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde