ESCOLHA E CRIAÇÃO DE SI SOB O OLHAR DA GESTALT-TERAPIA NO PROJETO CONEXÃO

Autores

  • Raphaela de Moura dos Santos UNISC
  • Kimberlly Job UNISC
  • Rosângela de Lacerda UNISC
  • Tania Bernhard UNISC
  • Maria Luisa Wunderlich dos Santos de Macedo UNISC

Resumo

O projeto de extensão “Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes”, do Programa UNISC Escola, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), iniciou suas ações no ano de 2018, visando trabalhar na aproximação entre Universidade e comunidades escolares do município de Santa Cruz do Sul. É um programa de extensão com equipe multidisciplinar de bolsistas de diversos cursos voltado à qualificação da educação básica e ensino superior através de ações práticas, a fim de construir a dimensão de saberes éticos que possam contribuir com escolas de diferentes realidades e conta com o apoio do Laboratório de Práticas Sociais (LAPS). Uma de suas ações é chamada de “Rumos para Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho” que visa à importância da conclusão do ensino médio e à qualificação profissional. O objetivo do projeto é possibilitar aos acadêmicos práticas extencionistas que contribuam com seu processo reflexivo e construção de conhecimentos, através de experiências que vão além da sala de aula. A partir de oficinas sobre projetos de vida realizadas nas escolas de zona periférica, buscou-se refletir com estudantes sobre expectativas em relação à vida, autoestima e potencialidades, escolhas e sonhos, entre outros. Para isso, nos fundamentamos na abordagem Gestáltica, que visa à dimensão da totalidade do ser, compreendendo o adolescente como ser relacional, transformador e único, "ser-em-um-campo", capaz de realizar ajustamentos criativos. Nesse sentido, o objetivo é contribuir com a expansão de possibilidades de trocas entre adolescentes, através de experiências mediadoras de processos de escolha, que possam dar suporte a novos significados – sempre singulares - a vivência na escola, relacionada ao projeto de vida. As escolas atendidas foram Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica e Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Kliemann, totalizando aproximadamente 300 alunos. Realizaram-se oficinas com as turmas do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio. As atividades foram realizadas no turno de aula durante os meses letivos do calendário escolar. Destacam-se: Oficina desenhos compartilhados, Oficina emoções produzidas através do contato com argila, Oficina Stop Psicológico. Considerou-se de extrema importância estimular a reflexão sobre escolhas, considerando o contexto socioeconômico dos/as estudantes, trabalhando o autossuporte, assim como a motivação para permanecer na escola. Nas atividades realizadas até o momento foi percebido que existe um número de alunos que demostram interesse em dar continuidade aos estudos, enquanto outra parte apresenta necessidade de ingressar no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

  • Raphaela de Moura dos Santos, UNISC
    UNISC
  • Kimberlly Job, UNISC
    UNISC
  • Rosângela de Lacerda, UNISC
    UNISC
  • Tania Bernhard, UNISC
    UNISC
  • Maria Luisa Wunderlich dos Santos de Macedo, UNISC
    UNISC

Publicado

2018-10-19

Edição

Seção

Ciências Humanas