TRILHAS DO CUIDADO INTERSECCIONAL: PRÁTICAS DE SAÚDE MENTAL A ADOLESCENTES ESCOLARES NA 28ª REGIÃO DE SAÚDE

Maria Carolina Magedanz, Richard Ecke dos Santos, Francieli Ester Müller, Samantha Lopes de Moraes Longo, Suzane Beatriz Frantz Krug, Edna Linhares Garcia

Resumo


Introdução: A saúde mental de adolescentes é atravessada por contextos e marcadores sociais diversos que se interseccionam como gênero, sexualidade, raça, classe e localização geográfica. Diante disso, a interconexão entre saúde e educação se faz necessário para promover práticas de cuidado em saúde mental de forma integral e contextualizada. Objetivo: Analisar, à luz da interseccionalidade, as práticas de cuidado em saúde mental a adolescentes escolares produzidas e implementadas na interação com os determinantes sociais da saúde no âmbito da 28ª Região de Saúde (RS). Método: Trata-se de pesquisa-participante, organizada em três eixos, a ser realizada nos 13 municípios que compõem a 28ª RS. No primeiro serão realizadas entrevistas semiestruturadas com representantes regionais das políticas e ações de saúde mental e equidade dos campos da saúde e da educação. No segundo eixo serão disponibilizados questionários online para profissionais da saúde e da educação que estejam envolvidos com a temática. No terceiro eixo, serão realizados grupos focais com adolescentes e seus familiares. Ao longo de toda a pesquisa será elaborado um diário de campo. Os dados serão triangulados e analisados por meio da Produção de Sentidos, tomando como lente de análise o conceito da Interseccionalidade. Resultados Esperados: Espera-se fortalecer a interconexão entre saúde e educação a nível municipal e regional, promovendo maior acesso ao cuidado em saúde mental integral e equânime. Ainda, busca-se ampliar espaços de educação continuada, transformar paradigmas técnicos e incluir o olhar interseccional para os determinantes sociais da saúde, fortalecendo o Sistema Único de Saúde e reduzindo desigualdades.

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