O JOGO EDUCATIVO DIGITAL E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO SISTEMA MONETÁRIO

Fabiane Fischer Figueiredo, Tayná Luiza Henn

Resumo


Os jogos educativos digitais, quando associados à resolução de problemas, podem proporcionar ao aluno a oportunidade de uma maior interação com os colegas e o professor, a fim de que ele construa conhecimento matemático e elabore novas estratégias de resolução de problemas. Dessa forma, este trabalho destaca uma pesquisa qualitativa, que foi desenvolvida nas disciplinas de Pesquisa no Ensino de Matemática I e II do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. No intuito de investigar o processo de ensino e aprendizagem do sistema monetário por meio de um jogo educativo digital envolvendo a resolução de problemas, a aplicação ocorreu em uma turma de alunos do 7º ano de uma Escola Estadual do município de Venâncio Aires-RS, em que foi proposto o jogo “Resolução de Problemas – Sistema Monetário”, desenvolvido com o uso do software JClic. Com isso, podemos constatar que o aluno pode ter a oportunidade de realizar cálculos mentais, raciocinar logicamente e fazer uso de seus conhecimentos prévios para solucionar os problemas propostos no jogo. Além disso, podemos concluir que o ensino desse conteúdo ganhou um novo significado para o aluno, visto que o motivou à elaboração de processos de resolução para os problemas, em um trabalho em conjunto com outros alunos e que contribuiu para a construção de conhecimento.

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