Programa Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC): constituição da experência sentido do ofício docente e das as crianças na escola contemporânea

Rosméri Hermes, Sandra Regina Simonis Richter

Resumo


As intenções que sustentam esta pesquisa, em andamento nas escolas da rede municipal de Arroio do Tigre, estão no interesse acadêmico de simultaneamente interrogar o sentido das ações docentes voltadas à linguagem oral e escrita do Programa Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa e o sentido destas aprendizagens para as crianças que vivem o processo contemporâneo de escolarização. A partir da perspectiva da complexidade, no campo da Linguagem Oral e Escrita, o tempo cronológico assume posição de destaque em relação ao tempo vivido nas relações adulto, crianças e seus pares. Imperam as vivências de obediência, linearidade e submissão, ao passo que o docente em exercício do poder intenta, nestes tempos de ordem cronológica, consolidar o processo de aprendizagem da leitura e escrita a fim de contribuir com as intenções do Pacto estabelecido entre governo federal, estadual e municipal. Os docentes do 1º ano do Ensino Fundamental e as crianças da rede municipal, sujeitos desta pesquisa, a partir de suas narrativas de vida, contribuirão para pensar os impactos do Pacto na constituição da experiência sentido do ofício docente, das crianças e o tempo de suas infâncias na escola contemporânea.

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