Programa Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC): constituição da experência sentido do ofício docente e das as crianças na escola contemporânea

Autores

  • Rosméri Hermes
  • Sandra Regina Simonis Richter

Resumo

As intenções que sustentam esta pesquisa, em andamento nas escolas da rede municipal de Arroio do Tigre, estão no interesse acadêmico de simultaneamente interrogar o sentido das ações docentes voltadas à linguagem oral e escrita do Programa Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa e o sentido destas aprendizagens para as crianças que vivem o processo contemporâneo de escolarização. A partir da perspectiva da complexidade, no campo da Linguagem Oral e Escrita, o tempo cronológico assume posição de destaque em relação ao tempo vivido nas relações adulto, crianças e seus pares. Imperam as vivências de obediência, linearidade e submissão, ao passo que o docente em exercício do poder intenta, nestes tempos de ordem cronológica, consolidar o processo de aprendizagem da leitura e escrita a fim de contribuir com as intenções do Pacto estabelecido entre governo federal, estadual e municipal. Os docentes do 1º ano do Ensino Fundamental e as crianças da rede municipal, sujeitos desta pesquisa, a partir de suas narrativas de vida, contribuirão para pensar os impactos do Pacto na constituição da experiência sentido do ofício docente, das crianças e o tempo de suas infâncias na escola contemporânea.

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Publicado

2014-10-08

Edição

Seção

Políticas públicas e educação