DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ATITUDE DE AUTORIA E INVESTIGAÇÃO DOCENTE

Niqueli Machado

Resumo


Tratamos, neste relato, da experiência de docência na Educação Infantil plasmada pelos registros de conviver com as crianças e com colegas professoras. O objetivo é problematizar esses encontros enquanto acontecimentos que configuram maneiras de produzir a documentação pedagógica como acolhimento das crianças e acompanhamento reflexivo da aprendizagem docente para as educadoras. A abordagem metodológica tomou por base a narrativa que foi se constituindo a partir de uma serie de encontros entre as professoras que, ao se provocarem sobre modos de documentar os acontecimentos cotidianos com as crianças, se propuseram a compartilhar tais registros. Os encontros potencializaram a continuidade de uma formação docente na escola que problematizou tanto a escrita dos relatórios anuais como a própria concepção de docência com crianças. Pensar na experiência de uma docência que compartilha planejamentos e registros vividos diz respeito a intensificar possibilidades de encontros e compreensão de outros pontos de vista (BARBOSA et al, 2015). Nesse sentido, tal experiência contribui para o debate de concepções que se atravessam na abordagem da documentação pedagógica, como a ideia de avaliação enquanto acompanhamento e de uma pedagogia da escuta (RINALDI, 2014) como premissa de uma relação de aprendizagem ao legitimar e tornar visível o vivido entre adultos e crianças. Compreendemos a documentação pedagógica como a busca pelo significado da docência em uma escola que valoriza e prioriza o direito das crianças viverem suas infâncias. Nesse sentido, a avaliação tornou-se para nós um processo cotidiano de documentar e dar valor ao encontro com as crianças, constituindo um contexto de escuta que torna visível os percursos de aprendizagem e que, por isso mesmo, favorece a autoria docente, constituindo uma atitude de investigação que busca atribuir sentido e significado ao vivido cotidianamente com as crianças.

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