RETRATO NARRADO: GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Katiúcia Pletiskaitz

Resumo


Este trabalho surge das reflexões empreendidas a partir da participação das professoras da educação infantil de escolas públicas da região central nos encontros promovidos pelo Fórum Regional de Educação Infantil desenvolvido no ano de 2015 no município de Santa Maria/RS, compõe ainda a pesquisa que está em andamento denominada experiências e práticas pedagógicas na educação infantil que tem entre seus objetivos conhecer como são tratados os temas gênero e sexualidade no contexto das práticas da educação infantil. Nos sentimos provocadas a trazer a público as preocupações apresentadas pelas professoras que participaram do referido Fórum em relação ao tema, buscando fazer um exercício exploratório que caracteriza o momento da pesquisa, através de um retrato narrado. Esta reflexão tem como pretensão compreender as preocupações expressas pelas professoras em relação ao tema gênero e sexualidade na educação infantil durante os encontros. Considerando a complexidade do tema, diferentes estratégias foram utilizadas para desencadear a discussão e para que as professoras pudessem expressar as suas preocupações. A partir da reflexão entende-se oportuno aprofundar os estudos através da pesquisa e assim fortalecer os subsídios que oportunizem às equipes docentes espaços de debate, reflexão, aprimoramento pedagógico e didático visto que tais subsídios podem refletir diretamente na qualidade da educação sobretudo pública e gratuita. A base teórica que sustenta a reflexão parte do pressuposto que a criança é um ser integral, dotado de corporeidade e como tal de sexualidade e que algumas manifestações fazem parte do processo de desenvolvimento. Autores como Felipe (2012), Louro, Schindhelm (2013), Melucci (2004) compõem o substrato teórico.


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