AUTORIA E EDUCAÇÃO POÉTICA NA PÓS-GRADUAÇÃO

Ana Cristina do Amaral Lovato

Resumo


Pretendemos, neste trabalho, relatar uma experiência de escrita como construção de autoria e educação poética no programa de pós  graduação em Educação PPGEDU/UNISC, a partir do vivido por nós mestrandas e autoras deste texto. Para fazer este relato, nos debruçamos nas escritas feitas como atividades, reflexões e avaliações nas disciplinas, pertencentes à Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação, cursadas no primeiro ano do Mestrado. Além disso, nossas conversas e nossas próprias expectativas em relação à escrita com autoria se tornam elementos fundamentais na construção deste relato. Neste contexto, entendemos a linguagem como fenômeno que ocorre na interação e na convivência (MATURANA, 2002) e a aprendizagem como um processo auto-eco-organizativo (MORIN,2015). A partir desta perspectiva, as práticas de escrita privilegiam encontros com o outro, mas sobretudo conosco mesmos. Nesta trajetória tivemos a oportunidade de experimentar a escrita acadêmica de maneira diferente da que estávamos acostumadas, ou seja, a fugir do rigor e da burocracia que envolve a dimensão escrita da linguagem em contexto universitário. Fomos, ao longo deste período, nos descobrindo enquanto autoras dos nossos próprios textos, ao dizer aquilo que faz sentido para nós, com fundamento científico. Ficamos encantadas com as possibilidades da autoria e de uma educação poética, voltada para o sensível num espaço linguageiro. Emoções e linguagem nos levaram e continuam nos levando à autoria na escrita acadêmica e formação, enquanto pesquisadoras em Educação. Desta forma, a ação de escrever que sempre se mostrou uma ação importante para nós, agora é também uma forma de ser e estar no mundo (ECHEVERRÍA,2006), de imprimir nossa identidade.


Texto completo: Trabalho completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.