"AWOP-BOP-A-LOO-WOP-ALOP-BAMBOOM": ENCONTROS ENTRE HISTÓRIA E ROCK N' ROLL NO ENSINO MÉDIO
Resumo
No contexto atual de grandes e rápidas mudanças, que envolvem repensar o papel da educação e da instituição escola na sociedade, cada vez é maior o número de adolescentes que se percebem sem condições de atribuir sentido a tudo aquilo que a escola lhes oportuniza, salvo quanto à perspectiva do ingresso em um curso superior ou quanto à busca de um diploma de Ensino Médio para o acesso a escassas oportunidades de trabalho. Por outro lado, quando o processo educativo oportuniza ambientes pedagógicos cooperativos e solidários, abertos à conversação e à convivência, abre-se um amplo horizonte para que os sujeitos possam assumir a autoria de sua trajetória e, ao mesmo tempo, atribuir sentido às suas ações e ao processo de aprender. Nesta proposta de pesquisa, busca-se investigar como se constituem os processos de cognição e subjetivação dos alunos e professores participantes da vivência denominada Aulão de História Dia Mundial do Rock, ambiente de aprendizagem desenvolvido em uma escola de educação básica do município de Santa Cruz do Sul - RS. Essa proposta de investigação também se propõe a discutir as implicações existentes na aprendizagem de História no Ensino Médio na perspectiva da complexidade, a partir dos encontros entre História e Rock n´Roll, em que o processo de ser é indissociável do processo de conhecer (PELLANDA, 2009), assim como busca explorar a temática do espaço pedagógico como um ambiente de aprendizagem ruidoso (ATLAN, 1992). Este trabalho de pesquisa está em andamento e poderá lançar contribuições sobre a aprendizagem de História no Ensino Médio, assim como tem o potencial de contribuir para uma reflexão mais ampla acerca da ressignificação do processo de aprendizagem na educação básica.
Texto completo:
Trabalho completoApontamentos
- Não há apontamentos.