OS FILMES NOS CONTAM A HISTÓRIA

Maria Cristina Rigão

Resumo


Quero relatar uma experiência que tem como objetivo perceber se ocorre aprendizagem a partir do uso de filmes nas aulas de histórias. A dinâmica do trabalho envolveu uma turma de 20 alunos de 9º ano do ensino fundamental. Primeiramente, foram apresentados a eles as informações sobre a Segunda Guerra Mundial, na sequência foi oferecido, como referência, uma lista com vários filmes que mostram fatos associados a este conteúdo, a partir disto os alunos formavam grupos e escolhiam um filme para assistir. Quis realizar uma atividade agradável e que desencadeasse uma reflexão sobre os fatos que entrelaçaram aquele momento histórico. Realizamos uma roda de conversas onde os grupos relatavam o filme escolhido e qual as suas impressões. Os filmes escolhidos foram: A menina que roubava livros, Operação Valquíria, O Leitor, O Jogo da Imitação, Olga, O Menino do Pijama Listrado, O Grande Ditador e Fuga de Sobibor. Foi possível perceber através das conversações o alargamento das fronteiras dos conhecimentos construídos, possibilitado pela diversidade dos gêneros escolhidos: comédia, drama, documentário, biográfico, histórico; bem como os diversos países em que se passaram os filmes (Brasil, Polônia, Alemanha, Reino Unido, Rússia, EUA) e mostrando tempos diferentes (antes, durante e após guerra). Tudo isto fez fluir interações entre os jovens, revelando o que pensavam e o que mais os perturbou. Alguns demonstraram insatisfação com o filme escolhido por retratar histórias verídicas e muito tristes, mas o grupo logo resignifica e passa a entender que temos que conhecer a história para não repetir aquilo que consideramos negativo. Para finalizar eles escreveram sobre o que acharam da atividade, mostrando o que ficou e revelando a aprendizagem que emergiu neste processo educativo. Frases como: ¿Foi uma dinâmica divertida de se fazer, e aprendemos muito com os filmes e os trabalhos dos colegas.¿ redigida pelo aluno J, e ¿A segunda guerra mundial foi uma marca importante na história, acho que os filmes que tratam sobre esse assunto nos ajudaram muito no nosso aprendizado.¿ do aluno N, demonstram que a proposta foi interessante e causou o processo de mudança necessário para a complexificação dos alunos. Esta união entre os diversos filmes, sob o olhar de cada aluno, gerou um debate e uma reflexão bastante ampla possibilitando uma construção em que todos opinaram e se comunicaram elaborando sua própria aprendizagem.

Texto completo: Resumo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.