A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC

Cristiane Corneli

Resumo


A presença de Paulo Freire no Rio Grande do Sul: uma análise a partir dos programas de pós-graduação em educação e do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire foi uma das atividades de pesquisa realizadas por uma rede de pesquisadores/as de 15 universidades no Estado do RS. O estudo que apresentamos, através de fichamento e da análise dos anais do 5° Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, realizado em 2003, e das dissertações de Mestrado em Educação, defendidas nos anos de 2009 a 2014, nas Linhas de Pesquisa: Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação (ATLE); Educação, Trabalho e Emancipação (ETE) e Educação, Cultura e Produção de Sujeitos (ECPS), buscou identificar e compreender a presença de Paulo Freire na Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC. Para tanto, elencamos os seguintes eixos temáticos: Currículo, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Formação e Gestão; bem como os seguintes focos: objeto de estudo, referência principal ou parcial, metodologia ou citação. Analisamos, também, os principais conceitos/categorias freirianas presentes em cada estudo, assim como identificamos os livros mais citados e os espaços em que as pesquisas foram desenvolvidas (escolares ou não escolares). Os resultados apontam que a linha de pesquisa que mais referenciou Freire em suas dissertações foi a linha ATLE. O livro de maior legado foi: Pedagogia do Oprimido (1968). Também, podemos enfatizar que os conceitos/categorias mais presentes foram: libertação, ser inacabado, emancipação, humildade, diálogo, criticidade e autonomia, sendo que os eixos que aparecem com maior ênfase foram Formação e Currículo. Constatou-se que a maioria dos trabalhos aconteceu em espaços escolarizados, e a presença de Paulo Freire nos escritos, em sua maioria, encontram-se nas metodologias e referências bibliográficas das dissertações. Este estudo faz parte do Projeto de Pesquisa intitulado Educação Popular e Pesquisa Ação-Participante: respostas descoloniais no contexto de transmodernidade na América Latina desenvolvido na Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC.

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