AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DO SABER
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar experiências, bem como, proporcionar reflexões a cerca da inserção do ¿ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como uma ferramenta possível de mediar a construção do saber¿. Para Tarouco e Trentin (2002, p. 57), ¿um ambiente virtual de aprendizagem é, quase sempre, em primeiro lugar, um desafio lúdico que gera, naturalmente, motivação¿. A inserção do AVA é uma realidade nos cursos à distância e tem sido utilizado como ferramenta de apoio na prática docente dos educadores do Instituto Federal Farroupilha, que aderiu o ambiente moodle, para diversificar seu método de trabalho e possibilitar no ensino regular, a autonomia de aprendizagem dos discentes. Quanto a metodologia de ensino do docente, não está atrelada, simplesmente na utilização do AVA, por ser uma tecnologia ¿inovadora¿, mas para proporcionar no uso desta, a possibilidade do ensinante em criar situações frente ao aprendiz, que provocará no discente a oportunidade de ter acesso as informações e transformar em conhecimento. A inclusão do moodle na prática docente, não dá garantia de aprendizagem dos envolvidos do educandário, mas estar¿aberto, para esta inovação é uma opção para diversificar a prática docente no ensino regular, podendo tornar as aulas mais agradáveis e atraentes. Contudo, sua adoção como suporte ao ensino presencial, depende fortemente da existência de uma infraestrutura apropriada (tecnologias), uma proposta pedagógica eficaz, capacitação dos educadores; fatores estes, primordiais na promoção de uma melhoria significativa no processo de ensino e aprendizagem.
Texto completo:
ResumoApontamentos
- Não há apontamentos.