INICIAÇÃO À PESQUISA TDICS E CONHECIMENTO: PERCEPÇÕES DE MESTRANDOS EM ENSINO

Rogério José Schuck

Resumo


O estudo decorre do projeto de pesquisa Iniciação à Pesquisa, TDICs e ao Ensino: do Sul ao Norte e Nordeste do Brasil, vinculado ao Programa de Pós Graduação - Mestrado em Ensino, e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES/LAJEADO/BRA e tem por objetivo investigar os processos de ensino, iniciação à pesquisa e concepções de ciência que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que no contexto contemporâneo, marcado pela rápida difusão de informações em meios digitais de informação e comunicação, os processos de ensino e aprendizagem sofreram profundas alterações. Nesse sentido, a perspectiva moderna e cartesiana de relacionar-se com o conhecimento, marcado pela linearidade e ortodoxia, está superado por um modelo digital, marcado pelo hipertexto e a virtualidade. A pesquisa apoia-se em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo e de campo. O corpus da pesquisa é composto por entrevistas realizadas com docentes da educação básica de três regiões brasileiras, questionários aplicados aos estudantes, observações das práticas pedagógicas, sendo analisado mediante a técnica de Análise Textual Discursiva. Participaram do estudo, mestrandos do Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES que atuam em escolas de Educação Básica. Por meio da pesquisa, evidenciou-se que os docentes e discentes associam a prática de pesquisa à busca de informações na biblioteca ou nos Laboratórios de Informática, sendo que justificam a não realização de uma pesquisa por falta de infra-estrutura. Contudo, ao longo do estudo, questionou-se essa associação, destacando que a pesquisa deve ser concebida como uma estratégia de ensino cotidiana na prática dos docentes, que não envolva apenas a busca por informações, mas, sobretudo, a reconstrução do conhecimento.


Texto completo: Resumo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.