INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Aline Brum Loreto

Resumo


Em vista da geração de alunos que estão em sala de aula, é necessário o professor valer-se de práticas e metodologias novas que despertem a atenção desta geração. O uso de Software Educativo pode contribuir com a aprendizagem da Geração Digital, mas para usar este recurso é importante que o professor saiba identificá-lo no momento de seu planejamento. O presente trabalho propõe um instrumento para Identificação de Software Educativo voltado para o ensino de Matemática nos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental com vista a um melhor processo de ensino e aprendizagem. Foi elaborado com referências nos diferentes critérios da literatura, em minha prática pedagógica e nos objetivos da Escola onde desenvolvi a pesquisa. Testado e validado por professores que atuam com ensino de Matemática do Ensino Fundamental, os quais o consideraram prático e direto, transmitindo mais segurança ao direcionar o Software Educativo aos alunos. O Instrumento é de grande importância para o professor, contribuindo na seleção do Software Educativo para o ensino de Matemática tendo como foco a geração de alunos que está bastante integrada com as tecnologias. Contudo, não deve ser considerado fator único para avaliação, pois a escolha necessita estar de acordo com a proposta da escola e com o contexto educacional.


Texto completo: Trabalho completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.