OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Como parte integrante do projeto de extensão Veredas da Linguagem, o eixo Linguagem e Tecnologia tem, entre outros objetivos, o propósito de desenvolver objetos digitais de aprendizagem que aprimorem práticas de ensino de habilidades de leitura. Ao longo de 2014, foram desenvolvidos dez objetos de aprendizagem da leitura, disponíveis individualmente e em forma de coletânea no Repositório de Objetos de Aprendizagem da Univates ROAU (http://www.univates.br/roau), com enfoque nos processos de inferenciação (KINTSCH e RAWSON, 2013; MORAIS, 2013), a partir da desautomatização do percurso cognitivo de leitura. Para a concretização do processo, privilegiaram-se os feedbacks instrutivos, que traziam para o plano da consciência o processo de inferenciação, num enfoque metacognitivo (KATO, 2007; PEREIRA, 2009). Em 2015, em parceria com o grupo de pesquisa Mestrados para Formação de Docentes: um locus de (re)construção e de aprendizagem, os objetos foram testados em duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, quando se verificou o impacto da manipulação de objetos digitais de aprendizagem em atividades de compreensão leitora. Na atual fase do projeto, estão sendo desenvolvidos novos roteiros em duas linhas de ação: uma focada em estratégias metacognitivas para o desenvolvimento de habilidades de leitura nas diferentes áreas do conhecimento na Educação Básica; outra, para contribuir no desenvolvimento de tarefas de ensino de Língua Portuguesa como língua adicional. Nesta comunicação, pretende-se relatar o percurso de criação dos objetos com enfoque na qualificação da leitura na Educação Básica, apresentando os processos de concepção, de elaboração de roteiros e de concretização do layout final. Por sua natureza interativa, os objetos digitais de aprendizagem contribuem para qualificar tanto as práticas de ensino quanto os processos de aprendizagem de habilidades de compreensão leitora.
Texto completo:
ResumoApontamentos
- Não há apontamentos.