REGISTRO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÃOAÇÃ0-REFLEXÃO

Deili Rosa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência na gestão de uma escola de Educação Infantil, a partir de observações realizadas em uma Mostra Pedagógica. O evento, que ocorre anualmente, é um espaço em que os docentes expõem registros das atividades. Durante esse processo foi possível identificar a simplicidade dos registros e a falta riqueza de detalhes, como, por exemplo, a ausência de fotos das propostas. Com base nessa experiência, fui inquietada a refletir acerca do papel do registro das atividades, pois o considero fundamental na prática docente porque é norteador do trabalho, auxilia na avaliação e acompanha o processo da aprendizagem da criança. Nesse sentido, minhas ações na gestão escolar tiveram como foco promover uma formação pedagógica na qual os docentes e monitores pudessem refletir acerca da importância do registro para qualificação do trabalho pedagógico, desenvolvido com as crianças. A formação contou com a participação de cinco funcionários (uma docente, duas monitoras e duas estagiárias) e foi pautada em três interrogações: O que é o registro escolar? Qual sua função? Qual sua compreensão acerca do que a escola procura com o registro? Na conversa inicial foi exposto que registro tem como finalidade gravar dados através da escrita, sendo uma ferramenta de trabalho para construção de banco de dados, avaliação dos pontos positivos e negativos e acompanhamento das crianças. Já em relação à escola, foi relato que os registros servem de apoio para toda a equipe, influenciando nos planejamentos da instituição, no aprimoramento e crescimento, de forma geral. Após essas primeiras reflexões, realizamos a leitura e discussão do texto Educando o olhar da observação e o registro e a reflexão do educador de Madalena Freire, na qual foi visível uma mudança das docentes em relação as perspectivas do registro. Além disso, pode-se destacar que as docentes passaram a problematizar de maneira mais densa a ação de registrar, procurando explanar uma observação com foco na criança e nos processos de aprendizagem, as brincadeiras e interações realizadas na escola. Sendo assim, posso afirmar que o registro das atividades pode se configurar com uma ferramenta de reflexão-ação-reflexão na educação infantil.


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