A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E O DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Fabiane Fischer Figueiredo

Resumo


Os avanços tecnológicos e as constantes mudanças na sociedade e na Educação vêm influenciando a formação de professores e possibilitando processos formativos em que a teoria e a prática sejam correlacionadas (MIZUKAMI, 2008). Nessa perspectiva, destacamos o design de problemas com a utilização de Tecnologias Digitais que, ao ser realizado por parte de licenciandos em Matemática, pode constituir-se como um meio para discussões e reflexões que possibilitem a produção de conhecimento (FIGUEIREDO; DALLA VECCHIA, 2015). Dessa forma, nos propomos a realizar uma pesquisa de cunho qualitativo, em nível de doutorado, com o objetivo de investigar quais dimensões educacionais (matemática, pedagógica e tecnológica) que se mostram na formação inicial de professores de Matemática, quando licenciandos realizam design de problemas com as Tecnologias Digitais. Para atingir tal objetivo, ofertamos um Curso de Extensão na modalidade semipresencial de 40 horas e que envolveu a pesquisadora e 13 licenciandos dos Cursos de Matemática da UNISC e da ULBRA-Campus Canoas. No Curso, que iniciou no mês de maio de 2015 e teve o seu término no mês de dezembro de 2015, foram propostas atividades que buscaram oportunizar um ambiente/cenário de investigação sobre e para a resolução de problemas, bem como possibilitaram a experiência do licenciando como designer de problemas com a utilização de Tecnologias Digitais e como professor ao ter a oportunidade de propor a resolução desses problemas a alunos da Educação Básica. De acordo com as análises prévias dos dados produzidos, podemos depreender que as atividades contribuíram para a formação dos licenciandos, uma vez que esses puderam discutir e refletir sobre o planejamento de atividades que envolvem a resolução de problemas e constatar as potencialidades que a resolução de problemas abertos com o uso de diferentes Tecnologias Digitais pode oferecer à Educação Matemática.


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