DA ESCOLA À EMPRESA EDUCADORA: A APOSTA NA APRENDIZAGEM DE TODOS

Tatiana Rech

Resumo


O presente artigo visa a aprofundar algumas das discussões empreendidas em minha pesquisa de doutorado, intitulada  Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade , defendida em fevereiro de 2015 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do Professor Dr. Alfredo Veiga-Neto. O objetivo maior do estudo foi o de problematizar a relação entre escola e empresa no Brasil; mais especificamente, verificar como a escola e a empresa se articulam em prol da inclusão de jovens com deficiência no mercado de trabalho. Tal pesquisa esteve inspirada nos estudos de Michel Foucault, mais especificamente na genealogia e procurou compreender condições de emergência da articulação entre escola e empresa demonstrando como ambas as instituições iniciaram tentativas de aproximação desde as primeiras décadas do século XX, quando houve a necessidade de se investir em capital humano por meio da Educação. Para tal empreendimento, a pesquisa valeu-se de dois conjuntos de materiais que foram escolhidos por conterem documentos considerados orientadores, ou seja, utilizados como referência no Brasil: documentos governamentais e documentos do 2° Setor articulados com ações do 3° Setor. A partir das incursões nos materiais de análise pode-se concluir que, a partir do momento em que escola e empresa se articulam, a inclusão se potencializa, nas duas instâncias, por meio de movimentos de fluxo. É por meio desse movimento de fluxo que a inclusão dos jovens com deficiência se reorganiza, ou seja, ela transcende a lógica da circulação que visava a movimentos de saída e retorno e propõe que a inclusão se dê em saída e fluxo contínuo. Isso contribui para que os jovens com deficiência cheguem à escola e posteriormente ingressem no mercado de trabalho e, sobretudo, para que eles desenvolvam as habilidades necessárias em ambos os espaços.


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