FORMAÇÃO DE PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

Elton Petry

Resumo


O presente relato de experiência tem como objetivo descrever e analisar o estágio de docência de um mestrando do Programa de Pós- Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. O estágio, em andamento, recomendado pelo PPGEDU, tem como base a formação de decência de ensino superior e ocorre na disciplina de História da Educação II, no curso de Pedagogia. No contexto epistemológico, o estágio proporciona ao mestrando conhecer as principais ideias pedagógicas que influenciaram o pensamento educacional brasileiro, analisadas por meio de diferentes cenários sociais, políticos e econômicos em que foram constituídas. A atividade de docência, de acordo com Cunha (2009), não é um exercício estático e neutro, mas um processo em constante movimento, composto por mudanças, experiências e interações. Almeida (2012) considera importante que o docente em formação consiga relacionar os fundamentos epistemológicos com a realidade social. As atividades desenvolvidas pelo estagiário consistem em: acompanhar e colaborar com a docente; aprofundar os conhecimentos epistemológicos e preparar e mediar aulas com o auxílio da orientadora. As experiências, atividades e orientações estão sendo descritas em um diário de campo, o que possibilita permanentes reflexões sobre a práxis pedagógica vivenciada. Os primeiros desdobramentos da experiência de estágio, oriundos do acompanhamento, auxílio e mediação de aulas, estão possibilitando ao mestrando uma construção/aproximação com o campo epistemológico da disciplina, permitindo problematizações sobre diferentes questões nas práxis pedagógicas no ensino superior. Essas práxis demonstram a importância de desenvolver uma metodologia de ensino participativa e processual, empoderando o discente como sujeito ativo e crítico em seu processo de aprendizagem. Assim, mesmo se tratando de uma disciplina de história, torna-se necessário para sua compreensão, articular o conteúdo teórico com o contexto social e pessoal do discente.


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