A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: UMA PRÁTICA CONQUISTADA NO PIBID

Elenice Antunes

Resumo


 

Os estudos sobre a formação de professores na perspectiva do construto da Autorregulação da Aprendizagem constituem a base de investigação na qual se insere esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos, que tem como objetivo geral investigar se as ações realizadas em sala de aula, pelas egressas do curso de Letras e participantes do Pibid/Humanidades II, revelam aprendizagens e uma atuação autônoma com base teórica e prática nos pressupostos da autorregulação da aprendizagem. Os dados coletados, a partir do relato de três sujeitos, foram obtidos por meio de quatro instrumentos: narrativas autobiográficas, cadernos de registros dos supervisores, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para a análise foi utilizada a Análise Textual Discursiva. A hipótese da possível aproximação entre o processo de trabalho do Pibid/Humanidades II e as etapas da Autorregulação da Aprendizagem foi o que gerou o problema desta pesquisa, que analisou quais contribuições o Pibid produziu para a formação autônoma e estratégica de um grupo de futuras professoras, egressas do curso de Letras. Os resultados da investigação são oriundos da análise dos dados obtidos e apontam que o Pibid, por trabalhar com etapas bem definidas de trabalho - planejamento, aplicação do projeto e uma avaliação constante - promove a conscientização e autonomia dos estudantes, oportuniza experiências favoráveis para a aprendizagem, possibilitando uma formação baseada em estratégias autorregulatórias que o qualificam para o trabalho em sala de aula. Os dados apontam também que o período de formação ajudou as "pibidianas" a entender sobre o que é ser professora e como esse aprendizado pode ser levado a cabo. O trabalho desenvolvido ao longo do projeto contribuiu para a reflexão do quanto é necessário pensar nas dificuldades dos alunos e colocar-se no lugar do outro, pois o objetivo de aprender a ser professora leva a outro objetivo maior que é o de ensinar os alunos de forma que estes possam aprender conceitos que sejam significativos para suas vidas.


Texto completo: Resumo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.